quinta-feira, 16 de abril de 2020

1º Aula de história do 8º ano-Professor Jair Júnior

DELIMITAÇÃO TEMÁTICA
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O COVID-19 E REVISÃO
OBJETIVOS/CAPACIDADES

  • Conscientizar os estudantes e as famílias sobre a importância do isolamento social nesse momento de pandemia e da higienização no nosso dia a dia.
  • Revisar os conteúdos trabalhados.

CONTEÚDOS

  • Identificação dos principais autores, obras e aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo, com destaque para relação entre eles e as transformações políticas e econômicas, no contexto de ascensão da burguesia.
  •  Identificação dos desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
  • Construção do conceito de Iluminismo e identificação das principais características do movimento iluminista, na Filosofia e na Literatura.
  •  Socialização de informações sobre o pensamento político iluminista.
  • Identificação dos princípios liberais.




ATIVIDADE/SITUAÇÃO 1 –
  • De acordo com as orientações da SEE, O momento é de alerta e as medidas de contenção são imprescindíveis. A mudança de hábitos é fundamental e exige o compromisso de cada cidadão. Assim, a população pode se proteger e, também, contribuir para a contenção da pandemia. Dessa forma, iniciarei a aula enviando um arquivo em PDF, com o título – Cartinha Coronavírus. O link segue abaixo:

 :https://www.saude.gov.br/campanhas/46452-coronavirus. (15min)

  • Os aluno serão orientados a fazer a leitura e depois fazer um breve comentário do que leu no caderno, para que no momento propício eu verifique em sala de aula. 

ATIVIDADE/SITUAÇÃO 2

  • Os alunos serão orientados a fazer a leitura do capítulo 1 – As revoluções políticas, da página 12 a 19, levando em consideração o seguinte objetivo:
  • 1. Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVIII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.


OBS.: Durante a leitura os alunos serão orientados a escrever no caderno os pontos destacados no objetivo acima.

ATIVIDADE/SITUAÇÃO 3


  • Os alunos serão orientados a fazer as seguintes atividades:
1. Documento, página 17, questões 1 e 2;

2. Atividades, página 20, questões 4 e 7.

ATIVIDADE/SITUAÇÃO 4
  • Com base na imagem abaixo, os alunos terão que fazer um texto falando do significado da Revolução Gloriosa dentro do contexto da época. Além da imagem, segue as seguintes palavras chave: Monarquia absolutista. Ideias iluministas. Liberalismo. Revolução Gloriosa. Parlamento.


Verbete: No centro da imagem estão os reis William de Orange e Mary, monarcas do século XVII, recebendo dos membros do Parlamento inglês – os outros personagens que aparecem na imagem, ao redor dos reis – a coroa. Enquanto isso, um dos parlamentares se prepara para ler a Declaração de Direitos (Bill of Rights), um documento criado na Revolução Inglesa que estabelece os direitos dos cidadãos e os limites dos poderes dos governantes, para o rei a rainha recém-coroados.



ATIVIDADE/SITUAÇÃO 4 - Iluminismo


 Será enviando um arquivo representando um mapa conceitual no qual os alunos terão que copiar no caderno.






ATIVIDADE/SITUAÇÃO 5
ü  Com base na imagem abaixo e com o que foi estudado os alunos irão produzir um texto narrativo ou descritivo, com o tema “As ideias iluministas”.
O

BS.: A participação dos alunos serão acompanhadas mediante participação no grupo e posterior correção em sala de aula.

Bibliografia:
ü  Boulos Júnior, Alfredo. História sociedade & cidadania: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 4. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
ü  Projeto Araribá: história / organizadora Editora Moderna; obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável. Maria Raquel Apolinário. – 4. ed. – São Paulo: Moderna, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário