segunda-feira, 25 de maio de 2020

6º aula de Inglês 25 de maio






Artigos Definidos e Indefinidos em Inglês

repostado por Flaviana Coimbra


https://www.youtube.com/watch?v=K1WXrYox6aA





Os artigos definidos e indefinidos da língua portuguesa (o, a, os, as, um, uma, uns, umas), na língua inglesa são representados por apenas três artigos: a, an e the e são sempre usados diante de um substantivo.
Artigos Definidos


Os artigos definidos (definite articles, em inglês) são usados sempre que nos referimos a algo específico ou que já foi mencionado em um discurso anterior.


Na língua inglesa, existe apenas um artigo definido, o the, que além de ser usado diante de substantivos no singular, é o único que pode ser usado diante de substantivos no plural.


Em português, ele é traduzido por o, a, os e as.


The car is new. (O carro é novo.)



Pressupõe-se que o receptor da mensagem já saiba de que carro se está falando. Fica implícito que já falaram anteriormente desse carro.


The backpack is blue. (A mochila é azul.)


A cor (blue) especifica o substantivo (backpack), ou seja, não se trata de uma mochila qualquer, e sim da mochila azul. Aqui também fica implícita a ideia de que já se falou dessa mochila anteriormente e por esta razão, o receptor da mensagem sabe de que mochila se fala.



Artigos Indefinidos


Os artigos indefinidos (indefinite articles, em inglês) são usados quando nos referimos a algo em geral, não especificado.


Na língua inglesa existem dois artigos indefinidos, a e an, e eles apenas podem ser usados diante de substantivos no singular. Em português, são traduzidos por um e uma.


O artigo indefinido a é usado diante de substantivos cuja grafia inicie por uma consoante ou por um som de consoante.
ARTIGOS INDEFINIDOS – A, AN


Os artigos indefinidos “a, an” têm algumas particularidades no inglês que são bem diferentes do português: eles não existem no plural, ou seja, só podem ser utilizados com palavras no singular. A diferença entre eles é que o “a” é usado antes de palavras que começam com consoantes* e “an” é usado para palavras que começam com vogais*.


* sons de consoantes e sons de vogais
Exemplos:


A boy – Um garoto


A car – Um carro


A table – Uma mesa


An egg – Um ovo


An arm – Um braço


An apple – Uma maçã

https://www.todamateria.com.br/artigos-definidos-e-indefinidos-em-ingles/

terça-feira, 19 de maio de 2020

9º Aula de FMT III e V 19 e 22 de maio

Situação/Atividade 01( 19 a 22 /05) 

Texto motivacionais
  • Leitura e reflexão do texto abaixo

DE OLHO  NAS METAS...

Era uma vez um cocheiro que dirigia uma carroça cheia de abóboras. A cada solavanco da carroça, ele olhava para trás e via que as abóboras estavam todas desarrumadas. Então, ele parava, descia e as arrumava novamente no lugar. Mal reiniciava sua viagem, lá vinha outro solavanco e...tudo ficava desarrumado de novo. Ele começou a ficar desanimado e pensou: "jamais vou conseguir terminar minha viagem!”

É impossível dirigir nesta estrada de terra, conservando as abóboras arrumadas! Quando estava assim pensando, passou à sua frente outra carroça cheia de abóboras e ele observou que o cocheiro seguia em frente e nem olhava para trás: as abóboras que estavam desarrumadas, organizavam-se sozinhas no próximo solavanco.

Foi quando ele compreendeu que, se colocasse a carroça em movimento na direção do local onde queria chegar, os próprios solavancos da carroça fariam com que as abóboras se acomodassem em seus devidos lugares.
Assim também é a nossa vida:

Quando paramos demais para olhar os problemas, perdemos tempo e nos distanciamos das nossas metas.


Situação/Atividade 02( 20/05) 


    Texto motivacional – Mudanças



    Pensar em si mesmo como indivíduo que faz parte do todo. O que você tem feito para tornar esse mundo melhor para se viver?Estamos num momento de mudanças. Está para começar uma nova era, um novo período na história da humanidade. É momento oportuno para refletir e mudar.
    Volte ao ponto de partida, reavalie a sua própria história, pois ela faz parte da história do Universo. Ter a coragem de começar de novo. Ter a certeza de que amanhã será melhor que hoje. Ter em mente que as grandes mudanças começam com os pequenos gestos. A caminhada de muitos quilômetros começa com o primeiro passo. Pensar naqueles que o amam e em quem você ama. O que posso fazer para fazê-los mais felizes?

    É oportunidade para colocar um ponto final, um basta. É importante ter coragem para fazer isso em nossas vidas, deixar-se morrer. Morrer é como a lagarta que já aprendeu tudo sobre a vida das lagartas e então fecha-se numa casinha apertadinha. Lá dentro se dá um tempo, nascem as asinhas nas costas e ela então sai da casa como borboleta. Ela sai voando por aí, embelezando o mundo com suas cores e aprendendo um monte de coisas diferentes.

    É preciso entregar-se de coração e com confiança para a transformação.
    Neste dia pare por alguns minutos e reflita sobre o sentido da vida, sua missão.
    Nesse momento tenha a certeza que você pode ser feliz, alcançar o sucesso e tornar o mundo melhor.
    (Desconheço o autor)


    Pense nisso e viva melhor!

  • Assistir o vídeo motivacional para módulo III e V

  • Assistir o vídeo sobre redação oficial para o V módulo



sexta-feira, 15 de maio de 2020

8º Aula de FMT III MÓDULO 14 e 15 de MAIO



Situação/Atividade 01( 14/05) 

  • Irão ler e copiar o texto no caderno

Qual é a relação entre liderança e motivação?



A relação entre liderança e motivação. Um líder que valoriza, respeita e motiva sua equipe conquista resultados extraordinários. Liderança e motivação são elementos diretamente interligados e inseparáveis. ... Funcionários felizes e motivados produzem mais e melhor, além de se tornarem mais engajados e comprometidos.



Como Desenvolver Lideranças e Estimular a Motivação?

Os principais segredos para aliar liderança e motivação

1. Dar atenção individualizada. Cada colaborador tem algumas necessidades mais importantes do que outras. ...

2. Oferecer feedback. ...

3. Ter uma boa relação com a equipe. ...

4. Delegar funções. ...

5. Saber ouvir. ...

6. Estimular os colaboradores. ...

7. Celebrar as conquistas.



Qual importância da liderança no processo de motivação no trabalho?



A liderança exerce uma forte influência no comportamento humano e na tomada de decisões. Diante do conteúdo apresentado, ficou evidente a importância do líder dentro das organizações eles são responsáveis por motivar, direcionar e coordenar as tarefas desenvolvidas por sua equipe

Qual a importância de um líder para o sucesso de uma empresa?



Então, além de trazer os resultados, o líder deve colaborar com o desenvolvimento e evolução dos seus liderados individualmente e coletivamente. Para conseguir esse feito, uma das mais funções de destaque desse profissional é motivar diariamente sua equipe.





Situação/Atividade 02( 15/05) 

  • Leitura e reflexão do texto abaixo
DE OLHO NAS METAS...

Era uma vez um cocheiro que dirigia uma carroça cheia de abóboras. A cada solavanco da carroça, ele olhava para trás e via que as abóboras estavam todas desarrumadas. Então, ele parava, descia e as arrumava novamente no lugar. Mal reiniciava sua viagem, lá vinha outro solavanco e...tudo ficava desarrumado de novo. Ele começou a ficar desanimado e pensou: "jamais vou conseguir terminar minha viagem!”

É impossível dirigir nesta estrada de terra, conservando as abóboras arrumadas! Quando estava assim pensando, passou à sua frente outra carroça cheia de abóboras e ele observou que o cocheiro seguia em frente e nem olhava para trás: as abóboras que estavam desarrumadas, organizavam-se sozinhas no próximo solavanco.

Foi quando ele compreendeu que, se colocasse a carroça em movimento na direção do local onde queria chegar, os próprios solavancos da carroça fariam com que as abóboras se acomodassem em seus devidos lugares.
Assim também é a nossa vida:

Quando paramos demais para olhar os problemas, perdemos tempo e nos distanciamos das nossas metas.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

8º Aula de FMT V MÓDULO DIA 12 e 13 de MAIO



Situação/Atividade 01( 12/05)


· Foi postado no grupo da sala o texto sobre oficio, e em seguida solicitado à transcrição para o caderno.

O que é um ofício para que serve?

Um ofício é uma correspondência oficial, enviada normalmente a funcionários ou autoridades publicas. O ofício é o tipo mais comum de correspondência oficial expedido por órgãos públicos ou privado, em objeto de serviço. Seu destinatário, no entanto, além de outro órgão público pode ser também um particular.

Quais são os tipos de ofício?

Para utilização e elaboração deste documento, os tipos de ofício mais usados no cotidiano são:

Ofício de Comunicação;

Ofício de Solicitação;

Ofício para Requerimento ou Pedido;

Ofício de Patrocínio;

Ofício Jurídico.

Como se faz um ofício?

Como fazer um ofício. Oficio é uma carta formal destinada a alguma autoridade pública, empresa ou mesmo pessoa física, para solicitar, reivindicar ou comunicar algo. Seu texto deve ser escrito de maneira formal e conter argumentos coerentes e consistentes, de forma a justificar o pedido.

O que é um ofício de solicitação?

Muito solicitado nos órgãos públicos e em departamentos de grandes corporações, o Ofício de Solicitação é uma espécie de correspondência formal, um documento que solicita providências, pede por informações, propõe acordos, entre outros fins.







Situação/Atividade 02( 13/05)


· Foi postado no grupo um modelo de oficio de solicitação, na qual eles teriam que fazer no caderno introduzindo outras informações.














segunda-feira, 11 de maio de 2020

4º aula a distância de inglês 11 de maio


Como ler e escrever as Horas em Inglês
Licenciatura em Letras - Português/Inglês (UNIP)-Repostado por: Flaviana Coimbra

Diferente do sistema contínuo de contagem de horas do Brasil, na grande maioria dos países que falam a língua Inglesa,  existem outras formas de falar, ler e escrever as horas em inglês.
O tipo de contagem utilizada é o Sistema de Relógio de 12 horas que divide o dia em duas partes, sendo que a.m. se refere a parte do dia antes do meio dia (midday) e p.m. após o meio dia e antes da meia noite (midnight).
a.m. (anti meridian): primeira parte do dia: meia noite ao meio dia
Exemplo:
  • It’s 7 a.m. It’s time to study. (São sete horas da manhã. É hora de estudar)
  • It’s 9 a.m. It’s time to go to the club. (São nove horas da manhã. É hora de ir para o clube)
p.m. (post meridian): segunda parte do dia: meio dia a meia noite
Exemplo:
  • It’s 5 p.m. It’s time to go home. (São cinco horas da tarde (dezessete horas). É hora de ir para casa)
  • It’s 10 p.m. It’s time for dinner. (São dez horas da noite (vinte horas). É hora de jantar.

Observação: É interessante mencionar que as horas em inglês são utilizadas no singular, por isso, será utilizado “it’s” (É) para indicar as horas.
Na língua Inglesa, outra forma de indicar horas cheias é utilizar a expressão “o’clock”:
  • It’s seven o’clock (São sete horas)
  • It’s nine o’clock (São nove horas)
  • It’s two o’clock. We need to go to school. (São duas horas. Nós precisamos ir para à escola)
  • It’s four o’clock. Let’s go to the mall. (São quatro horas. Vamos ao shopping)
Basicamente, existem duas formas de falar as horas em inglês:
Forma americana
Exemplos:
  • 02:05 It's two five.
  • 02:10 It's two ten.
  • 02:15 It's two fifteen.
  • 02:20 It's two twenty.
  • 02:25 It’s two twenty-five
  • 02:30 It's two thirty.
  • 02:35 It’s two thirty-five.
  • 02:40 It's two forty.
  • 02:45 It's two forty-five.
  • 02:50 It's two fifty.
  • 02:55 It's two fifty-five.
Forma britânica: Usa-se “past” para indicar os minutos até o limite de meia-hora e usa-se o “to” para indicar os minutos até completar hora cheia.
Exemplos:
  • 02:05 It's five past two.
  • 02:10 It's ten past two.
  • 02:15 It's fifteen past two / It's a quarter past two.
  • 02:20 It's twenty past two.
  • 02:25 It's twenty-five past
  • 02:30 It's half past two.
  • 02:35 It's twenty-five to three
  • 02:40 It's twenty to three.
  • 02:45 It's quarter to three.
  • 02:50 It's ten to three.
  • 02:55 It's five to three.
Algumas das expressões utilizadas para expressar as horas em inglês são:
  • What is the time? (Qual é a hora?)
  • What time is it? (Que horas são?)
  • Do you have the time? (Você tem horas?)
Exemplos:
  • My sister needs to go to work. What time is it? (Minha irmã precisa ir trabalhar. Que horas são?
  • What time is it? I need to go now. (Que horas são? Eu preciso ir agora)
Outros exemplos de como utilizar as horas em inglês com algumas expressões:
  • I have to finish my homework before two o’clock. (Eu tenho que terminar minha lição de casa antes das duas horas)
  • She goes to school after seven o’clock. (Ela vai à escola antes das sete horas)
  • My boyfriend works until eight o’clock. (Meu namorado trabalha até as oito horas)
  • The baker opens the bakery at six o’clock. (O padeiro abre a padaria às seis horas)
Assim, existem formas variadas de falar, ler, escrever as horas em inglês, sendo que são utilizadas formas diferentes de se referir aos períodos do dia e ao falar horas cheias.

5º aula de Inglês 18 de maio


Situação/Atividade 

IRÃO COPIAR O TEXTO NO CADERNO,SOMENTE ESSE DE VERMELHO,E IRÃO COMPLETAR AS FRASES DO EXEMPLO,FAZENDO AS TRADUÇÕES.

PRONOMES PESSOAIS EM INGLÊS


Situam lugares, objetos e pessoas no tempo do discurso


Pronomes pessoais em inglês (personal pronouns) são uma classe da gramática da língua inglesa que acompanha ou substitui o nome principal da frase.


Além disso, os pronomes pessoais em inglês têm a função de indicar a pessoa gramatical (1², 2² ou 3²) e o número (singular ou plural) do discurso. Assim, podem ser “I”, “You”, “He”, “She”, “It”, “We” e “They”. Esses representam os pronomes pessoais do sujeito.





Os pronomes pessoais em inglês dividem-se em do sujeito e objeto. (Foto: Educa Mais Brasil).


Contudo, existem outros termos que funcionam como pronomes pessoais em inglês além dos citados. São eles “Me”, “You”, “Him”, “Her”, “It”, “Us” e “Them”. Esses representam os pronomes pessoais do objeto.


As frases que contém um dos pronomes pessoais em inglês normalmente indicam lugares, objetos e pessoas.

Confira abaixo os pronomes pessoais em inglês e seus respectivos números, gêneros e pessoas gramaticais.





Sujeito
Objeto
Número
Gênero
Pessoa
I
Me
Singular
Primeira

You
You
Singular ou plural

Segunda
He
Him
Singular

Masculino
Terceira
She

Her
Singular
Feminino
Terceira
It
It
Singular
-

Terceira

We

Us

Plural
-
Primeira
They

Them
Plural
-
Terceira


tradução

Sujeito                 Objeto

Eu           Vocês
 Ele
 Ela
 isto
 Nós
 Eles

Eu
  Vocês
  Ele
  Dela
  isto
  Nos
  Eles


Divisões dos pronomes pessoais em inglês


Os pronomes pessoais em inglês dividem-se em subject pronouns (pronomes pessoais sujeito) e object pronouns (pronomes pessoais objeto), sendo:


1. Pronome pessoal sujeito: usados como o sujeito antes do verbo:

I like your eyes. (--------gosto dos seus olhos).
 You are late. (------------está atrasado).
 She is my best friend. (-----------é minha melhor amiga).
 She is on holiday. (---------- está de férias).
 We live in Tokyo. (---------- moramos em Tóquio).


2. Pronome pessoal objeto: recebe a ação. Só pode ser admitido na frase se não estiver conjugando um verbo. Pode aparecer após o verbo ou após uma preposição. Também pode servir como complementos do verbo to be.

Nota: os pronomes de objeto (me, he, she, we e they) podem ser usados como respostas curtas em conversas informais.


Exemplos:


• That’s him. That’s the man I was talking about. (É---------. Esse é o homem que eu estava falando).
• Can you help me, please? (-------------pode me ajudar, por favor?)
I can see you. (------------posso te ver).
• She doesn't like him. (----------- não gosta --------).
I'll get it for you. --------------- vou pegar para você).
• Give it to him. (Dê a ----------).
• I'll speak to them. (Eu falo com -------------).
• Who ate all the biscuits? Me. (Quem comeu todos os biscoitos?).



I, me


As duas formas são usadas para fazer referência ao interlocutor, ou seja, àquele que fala. “I” é a forma de sujeito e “me” é a forma do objeto.

Exemplos:

• I can come on Monday. (Eu posso ir na Segunda).
• Juliet asked me to get some water. Juliet me pediu para pegar água.


You


É o pronome usado para indicar a segunda pessoa do discurso. Em comparação com os pronomes da Língua Portuguesa equivale a “você”.

Exemplos:

• What would you all like to drink? (O que todos vocês gostariam de beber?)
• George, do you need help? (George, você precisa de ajuda?)


He, him; she, her


“He” (“ele”) e “she” (“ela) são pronomes da língua inglesa que correspondem à terceira pessoa do singular. “Him” (eles) e “her” (elas) são pronomes da terceira pessoa do plural. 

Exemplos:

• This is Jhon. He's my brother. I don't think you have met him. (Este é Jhon. Ele é meu irmão. Eu acho que você não conheceu ele).
• This is Jenifer. She's my mom. Have you met her before? (Essa é Jenifer. Ela é minha mãe. Você conheceu ela antes?)

It


Esse pronome é indicado para fazer referência às coisas, objetos e animais:

Exemplos:

• Look, Bob. It's my dog. (Olhe, Bob. Esse é o meu cachorro).
• It’s so lovely to see you. (É tão lindo ver você).
• We spent one week in Belgium. It’s a beautiful country. (Nós passamos uma semana na Bélgica. É um país lindo).

We, us


Corresponde à terceira pessoa do plural. Refere-se às pessoas do discurso em que participam o interlocutor e os ouvintes. Equivale ao pronome “nós” em português.

Exemplos:

• We could see a film tomorrow. What do you think? (Nós poderíamos ver um filme amanhã. O que você acha?)
• Pedro asked us if we’d drive to Brazil. (Pedro nos perguntou se nós íamos para o Brasil).

They, them


São usados para grupos específicos de coisas, pessoas, animais, instituições ou autoridades.

Exemplos:

• They are hungry. (Eles estão com fome).
• They are afraid. (Eles estão com medo).

terça-feira, 5 de maio de 2020

7º Aula de FMT a distância dia 05 de maio




As Greves Gerais no Brasil




Por: Cacau Pereira*, de São Paulo, SP


Repostado por Flaviana Coimbra
*advogado, coordenador do Instituto Classe de Consultoria e Formação Sindical e colabora com a Diretoria de Formação do SINJUS*




As greves são resultado de um longo aprendizado da classe trabalhadora. Mas, até que entendessem a importância da ação coletiva na resistência à exploração capitalista, os trabalhadores se valeram de diversas formas de resistência individual, como o furto das mercadorias e a destruição das máquinas.


Depois vieram experiências associativistas e mutualistas, sociedades secretas, cooperativas, entre outras experiências de organização, até que surgiram os sindicatos. Só então a greve se transforma no principal instrumento de pressão dos trabalhadores.


A greve não é uma opção. Em geral, a greve é resultado de um processo de grande insatisfação e da ausência de negociação com os patrões ou com os órgãos públicos. A greve é uma forma superior de luta, o despertar da consciência dos trabalhadores, de nos entendermos como parte de uma classe e nos vermos representados por uma instituição própria, que é o sindicato.


Nós podemos perder ou ganhar uma greve, mas o resultado principal será sempre medido pelo fortalecimento da união entre os trabalhadores e o avanço de nossa consciência. Ninguém que tenha lutado em uma greve sai dela do mesmo jeito que entrou.


Já a greve geral não é apenas o resultado da unificação das lutas e das categorias. A greve geral significa que os trabalhadores dos mais diversos ramos de produção e serviços ultrapassaram os interesses corporativos e chegaram a uma única reivindicação a ser defendida por meio da ação direta. É uma expressão do acirramento das contradições sociais e, diferente das greves econômicas, não ocorre espontaneamente.


A paralisação de 1917: o reconhecimento do movimento operário como força política


A primeira greve geral em nosso país ocorreu na primeira quinzena de julho de 1917 e contou com 50 mil trabalhadores da indústria e do comércio na cidade de São Paulo. Era um momento de crise decorrente da I Guerra Mundial e de influência da revolução bolchevique que ocorria na Rússia. A greve teve forte adesão e sua direção tinha como expoentes dirigentes anarquistas e socialistas, muitos deles imigrantes europeus. A pauta continha reivindicações econômicas e políticas.


A greve de 1917 é um marco do reconhecimento do movimento sindical como instância de organização da classe trabalhadora brasileira. No entanto, apesar das inúmeras lutas que ocorreram durante as décadas seguintes, somente nos anos 1980, a greve geral vai ser recuperada como método de luta dos trabalhadores.


As greves gerais nos anos 1980


Os anos 1980 marcaram a derrocada da ditadura militar e a conquista da redemocratização no Brasil. Eram anos de crise econômica aguda. A primeira greve geral aconteceu no dia 21 de julho de 1983. O país se encontrava sob a condução da política econômica do Fundo Monetário Internacional (FMI), com desemprego elevado, salários arrochados, inflação e taxas de juros em alta. A greve contou com a participação de mais de dois milhões de trabalhadores e estima-se que quarenta milhões de pessoas foram afetadas pela paralisação dos transportes.


No dia 12 de dezembro de 1986, ocorre uma nova greve geral, econômicas, o fim das privatizações e o não pagamento da dívida externa. Era ainda um momento de crise econômica, com o fracasso dos planos econômicos do governo Sarney/PMDB (Cruzado I e II). Cerca de 25 milhões de pessoas aderiram ao movimento grevista, representando mais de 40% dos trabalhadores ativos. Outros milhões foram atingidos pela paralisação dos transportes.


Por fim, nos dias 14 e 15 de março de 1989 ocorre nova greve geral que, mais uma vez, questiona um plano econômico do governo, o Plano Verão, e reivindica o congelamento de preços, reposição das perdas salariais e fim do desemprego. Estima-se que a greve tenha atingido 35 milhões de trabalhadores e tenha mobilizado 70% da população economicamente ativa.


Os anos 1990 foram marcados pela contraofensiva neoliberal e pelo declínio das greves no País. Já no século XXI ocorreram ensaios de paralisação importantes, mobilizações contra as reformas trabalhistas e da previdência, muitas marchas nacionais em Brasília, mas nenhuma mobilização alcançou o patamar das greves dos anos 1980.


Acompanhando as mobilizações que explodiram contra o aumento das passagens e os gastos da Copa, em 2013, durante o governo Dilma/PT, tivemos dois dias de paralisação nacional importantes, convocados pelas centrais sindicais, nos dias 11 de julho e 30 de agosto. A pauta unitária previa reivindicações econômicas, defesa das aposentadorias, contra as privatizações na Petrobras e arquivamento do PL 4.330 da terceirização.


28 de abril vem aí: é hora da greve geral!

Somente agora em 2017, 28 anos depois da última ação unificada da classe trabalhadora brasileira temos um novo chamado a uma greve geral. Como vimos, a greve geral é um instrumento legítimo, uma forma de luta elevada da classe trabalhadora, que unifica as nossas ações e reivindicações e tem um claro conteúdo político.Vivemos um momento de muitos retrocessos e ataques aos direitos trabalhistas e previdenciários, aos serviços públicos, desemprego em alta e piora das condições de vida da população. A greve geral do dia 28 de abril, convocada unitariamente por todas as centrais sindicais, pode ser um ponto de inflexão para deter essa contraofensiva do ilegítimo governo de Michel Temer/PMDB.


*Publicado originalmente no site http://sinjus.org.br/artigo-as-greves-gerais-no-brasil/.

 Atividade 

01-Após a leitura do texto elaborar 05 questões com suas devidas respostas.





segunda-feira, 4 de maio de 2020

3º Aula de inglês dia 04 de maio-Flaviana Coimbra

COPIAR AS QUESTÕES NO CADERNO E COMPLETAR AS FRASES FAZENDO AS TRADUÇÕES DAS PALAVRAS DESTACADAS

QUESTÃO 01



1-THIS RULER IS SMALL

ESTA --------------- É PEQUENA

2-THAT SCHOOLBAG IS RED

ESTA ----------- É ---------------

3-THOSE PENCILS ARE GREEN AND BLUE

AQUELES ---------- SÃO -------------- E ------------

4-THIS PENCILSHARPENER IS PINK

ESTE --------------- É -------------

5-THAT BLACKBOARD IS DIRTY

ESTA---------------ESTÁ SUJA

6-THIS BOOK IS OLD

ESTE ------------- É VELHO

7-THIS NOTEBOOK IS BLACK

ESTE ------------------ É ----------------

8-THAT DESK IS BROWN

AQUELA ---------------- É --------------

9-THIS CHAIR IS BIG

ESTA ---------------- É GRANDE

10-THAT TABLE IS YELLOW

AQUELA ------------- É -------------

QUESTÃO 02


1. I go to the gym on Mondays. [Eu vou para a academia nas _____________]

2. There is class on Tuesday. [Tem aula na ______________.]


3. I go to the soccer stadium on Wednesdays. [Eu vou ao estádio de futebol nas________________]


4. On Thursday I am going to have an examination. [Na ___________, eu vou fazer um exame médico.]


5. Thank God it's Friday. Let's have fun. [Graças a Deus que é __________. Vamos nos divertir.]


6. We are going to have a party on Saturday night. [Nós vamos fazer uma festa no___________ á noite.]


7. We go to the park on Sundays. [Nós vamos ao parque nos___________]


8. I was born on September 3. [Eu nasci no dia 3 de ___________.]


9. Christmas is in December.
 [O Natal é em _____________.]


10. Winter starts in April. [O inverno começa em ____________.]