quinta-feira, 16 de abril de 2020

1º Primeira aula de historia do 7º ano-Professor Jair Júnior

DELIMITAÇÃO TEMÁTICA
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O COVID-19 E REVISÃO
OBJETIVOS/CAPACIDADES

ü  Conscientizar os estudantes e as famílias sobre a importância do isolamento social nesse momento de pandemia e da higienização no nosso dia a dia.
ü  Revisar os conteúdos trabalhados.

CONTEÚDOS

ü  Identificação das principais características do Humanismo e do Renascimentos, analisando seus significados e influência no mundo moderno.
ü  Comparação das navegações ocorridas no Atlântico e Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
ü  Identificação das conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações ocorridas nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
ü  Compreensão das consequências da colonização.



ATIVIDADE/SITUAÇÃO 1 –
ü  De acordo com as orientações da SEE, O momento é de alerta e as medidas de contenção são imprescindíveis. A mudança de hábitos é fundamental e exige o compromisso de cada cidadão. Assim, a população pode se proteger e, também, contribuir para a contenção da pandemia. Dessa forma, iniciarei a aula enviando um arquivo em PDF, com o título – Cartinha Coronavírus. O link segue abaixo:

 :https://www.saude.gov.br/campanhas/46452-coronavirus. (15min)

 Os aluno serão orientados a fazer a leitura e depois fazer um breve comentário do que leu no caderno, para que no momento propício eu verifique em sala de aula. e como fazer o


ATIVIDADE/SITUAÇÃO 1


 Os alunos serão orientados a fazer a leitura do capítulo 3 – o renascimento, da página 34 a 44, levando em consideração os seguintes objetivos:

1. Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.

2. Identificar as principais características dos humanismos e dos renascimentos e analisar seus significados.

OBS.: Durante a leitura os alunos serão orientados a escrever no caderno os pontos destacados nos objetivos acima.

ATIVIDADE/SITUAÇÃO 2
ü  Será enviando um arquivo representando um mapa conceitual no qual os alunos terão que copiar no caderno.



ATIVIDADE/SITUAÇÃO 3


  • Depois dessa revisão, os alunos farão as seguintes atividades:

1. Integrar conhecimentos, página 39, questões de 1 a 4;

2. Ler a pintura, página 43, questões 1 e 2;

3. Atividades, página 46, questões 1 a 6.


OBS.: A participação dos alunos serão acompanhadas mediante participação no grupo..

Bibliografia:

ü Boulos Júnior, Alfredo. História sociedade & cidadania: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 4. ed. – São Paulo: FTD, 2018.

ü Projeto Araribá: história / organizadora Editora Moderna; obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável. Maria Raquel Apolinário. – 4. ed. – São Paulo: Moderna, 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário