quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Formandos 2017 EJA E TÉCNICO EM ENFERMAGEM






Novo Mais Educação



Apresentação

O Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Baianas do IOP

"O que é que a baiana tem?"


Esta pergunta é feita na letra de uma famosa música do compositor baiano Dorival Caymmi, com a resposta:

"Tem torso de seda, tem! / Tem brincos de ouro tem! / Corrente de ouro tem! / Tem pano-da-costa, tem! / Sandália enfeitada, tem!"

São alunas da EJA que desfilaram com o traje no 06 de setembro




Acompanhamento pedagógico:Estudo de gênero A evolução da mulher na sociedade

A figura da mulher, de elemento secundário, passou a ser algo extremamente importante na sociedade atual, onde ela exerce cada vez mais um papel de protagonista, embora ainda sofra com as heranças históricas do sistema social patriarcalista em seu dia a dia. Com o tempo, graças às lutas promovidas, a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, abandonando a figura de mera dona de casa e assumindo postos de trabalho, cargos importantes em empresas e estruturas hierárquicas menos submissas.
Apresentação na aula de história da professora Iolanda Pinheiro



Sequenciando, na contramão do machismo, destacamos, a seguir, os avanços da mulher ao longo do tempo, no contexto das conquistas que vem alcançando na sociedade brasileira, em períodos sucessivos e diversos.




domingo, 17 de setembro de 2017

O que é Vocação




O que é Vocação:


Vocação é um termo derivado do verbo no latim "vocare" que significa "chamar". A vocação é uma inclinação para exercer uma determinada profissão ou um talento (aptidão natural) para executar algo. O sentido original expressa um chamado espiritual para que as pessoas sigam uma religião ou uma missão divina destinada a alguns cristãos para exercerem o sacerdócio. A vocação sacerdotal é vista como um chamado de Deus por aqueles que se sentem inclinados a exercerem o ministério paroquial.
A vocação profissional é formada por um conjunto de aptidões naturais e interesses específicos do indivíduo que o direcionam na escolha de uma profissão. O teste vocacional é um instrumento que pode auxiliar aqueles que estão indecisos sobre qual carreira profissional seguir.


O que é Vocação Profissional


Vocação profissional é descobrir qual a profissão mais adequada ao perfil de cada indivíduo. Descobrir a vocação profissional de cada um é avaliar em quais profissões ele se encaixa melhor, de acordo com suas preferências, estilo de vida, e etc.
A vocação profissional é analisar em que profissão o indivíduo tem interesse, o que ele gosta de fazer, e o que ele não suporta. Descobrir a vocação de cada pessoa não é uma tarefa fácil, mas tem o objetivo de tornar aquele indivíduo em um futuro profissional realizado com o que faz e satisfeito com o tipo de vida que escolheu para viver.


Nos dias atuais, a descoberta da vocação profissional tem se tornado essencial, uma vez que é necessário direcionar a carreira das pessoas, para não correrem o risco de perderem tempo e dinheiro, se dedicando, fazendo cursos, por algo que eles não tenham interesse.
Para descobrir a vocação profissional de cada indivíduo, existem testes e exames que podem ser feitos, geralmente com a ajuda e suporte de psicólogos, que analisam o perfil de cada um, considerando diversos fatores, como características pessoas, personalidade, reações, objetivos, e etc.


Não sei qual minha vocação...[1]

Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a seguinte cena: Você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu, somente algumas nuvens…


Aí chega alguém e pergunta: Será que vai chover hoje?


Se você responder “com certeza”, sua área é Vendas: O pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo.


Se a resposta for “sei lá, estou pensando em outra coisa”, então a sua área é Marketing: O pessoal de Marketing está sempre pensando no que os outros não estão pensando.


Se você responder “sim, há uma boa probabilidade”, você é da área de Engenharia: O pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o universo em números.


Se a resposta for “depende”, você nasceu para Recursos Humanos: Uma área em que qualquer fato sempre estará na dependência de outros.


Se você responder “ah, a meteorologia diz que não”, você é da área de Contabilidade: O pessoal da Contabilidade sempre confia mais nos dados no que nos próprios olhos.


Se a resposta for “sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe uns guarda-chuvas”, então seu lugar é na área Financeira que deve estar sempre bem preparada para qualquer virada de tempo.


Agora, se você responder “não sei”… há uma boa chance que você tenha uma carreira de sucesso e acabe chegando à diretoria da empresa.


De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder “não sei” quando não sabe. Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for para qualquer situação.


“Não sei” é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo e predispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar uma decisão.


Parece simples, mas responder “não sei” é uma das coisas mais difíceis de aprender na vida corporativa.


Por quê? Sinceramente… “eu não sei”


Leitura do texto: VOCAÇÃO
Todos diziam que a Leninha, quando crescesse, ia ser médica. Passava horas brincando de médico com as bonecas. Só que, ao contrário de outras crianças, quando largou as bonecas não perdeu a mania. A primeira vez que tocou no rosto do namorado foi para ver se estava com febre. Só na segunda é que foi carinho. Ia porque ia ser médica. Só tinha uma coisa. Não podia ver sangue.


— Mas, Leninha, como é que…


— Deixa que eu me arranjo.


Não é que ela tivesse nojo de sangue. Desmaiava. Não podia ver carne malpassada. Ou ketchup. Um arranhãozinho era o bastante para derrubá-la. Se o arranhão fosse em outra pessoa ela corria para socorrê-la — era o instinto medico —, mas botava o curativo com o rosto virado.


— Acertei? Acertei?


— Acertou o joelho. Só que é na outra perna!


Mas fez o vestibular para a medicina, passou e preparou-se para começar o curso.


— E as aulas de anatomia, Leninha? Os cadáveres?


— Deixa que eu me arranjo.


Fez um trato com a Olga, colega desde o secundário. Quando abrissem um cadáver, fecharia os olhos. A Olga descreveria tudo para ela.


— Agora estão tirando o fígado. Tem uma cor meio…


— Por favor. Sem detalhes.


Conseguiu fazer todo o curso de medicina sem ver uma gota de sangue. Houve momentos em que precisou explicar os olhos fechados.


— É concentração, professor.


Mas se formou. Hoje é médica, de sucesso. Não na cirurgia, claro. Se bem que chegou a pensar em convidar a Olga para fazerem uma dupla cirúrgica, ela operando com o rosto virado e a Olga dando as coordenadas.


— Mais para a esquerda… Aí. Agora corta!


Está feliz. Inclusive se casou, pois encontrou uma alma gêmea. Foi num aeroporto. No bar onde foi tomar um cafezinho enquanto esperava a chamada para o embarque puxou conversa com um homem que parecia muito nervoso.


— Algum problema? — perguntou pronta para medicá-lo.


— Não — tentou sorrir o homem. — É o avião…


— Você tem medo de voar?


— Pavor. Sempre tive.


— Então por que voa?


— Na minha profissão, é preciso.


— Qual é a sua profissão?


— Piloto.


Casaram-se uma semana depois.


(Luis Fernando Verissimo)




[1] http://lesteman.blogspot.com/2007/03/no-sei-qual-minha-vocao.html. Acessado em 17 de fev. de 2009.

Aula de reforço com a galerinha do 6º E

Parabéns professora Simone pelo esforço e dedicação em sala de aula.


Acompanhamento pedagógico na aula de ciências

Parabéns professor José Mássimo,sempre didático e dinâmico em sala de aula.


sábado, 16 de setembro de 2017

Estudo de gênero: violência contra mulher,machismo 8ª e 9ª vespertino

 Visa trabalhar a questão de gênero na sociedade a fim de ampliar a visão dos alunos sobre o masculino e o feminino em nossa sociedade moderna. Com vistas a pensar sobre as relações que foram construídas de forma desigual, elaborar conceitos, identificar preconceitos e trabalhá-los. No ambiente escolar, pode-se ver um reflexo de nossa sociedade sexista que ora dá vantagens a um gênero ora a outro. Dada nossa história colonial, vê-se ainda que meninos, desde tenra idade, têm comportamentos machistas com relação às meninas. É importante que o professor sinta-se preparado para trazer para a sala de aula um tema bastante polêmico



Acompanhamento pedagógico na aula de História:Estudo de gênero abuso sexual

Abuso sexual

A violência de gênero traduz representações sociais historicamente construídas, determinando a homens e mulheres lugares diferenciados na sociedade, diferença atravessada por relações de poder notadamente assimétricas. Esta assimetria é mantida, muitas vezes, tendo a violência como instrumento e, mais especificamente a violência sexual nas suas mais variadas manifestações




sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Acompanhamento pedagógico na aula de matemática




Matemática


A Matemática está presente em diversas situações, se olharmos ao nosso redor podemos notar sua presença nos contornos, nas formas dos objetos, nas medidas de comprimento, na escola, em casa, no lazer e nas brincadeiras. Seu desenvolvimento está ligado à pesquisa, ao argumento, ao interesse por descobrir o novo, investigar situações, é a ciência do raciocínio lógico.





Dia que a Prefeita recebeu a Equipe de atletas de Handebol do IOP



Equipe de atletas de Handebol do IOP, que foram campeões na fase estadual dos Jogos Escolares 2017 e vão representar o nosso Estado em Curitiba, durante a fase nacional.



terça-feira, 12 de setembro de 2017

Depoimentos sobre suicídio no site

http://www.setembroamarelo.org.br/depoimentos/

IOP na Campanha contra o suicídio



Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina)e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.


O CVV – Centro de Valorização da Vida (uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo) é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, membro fundador do Befrienders Worldwide e ativo junto ao IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio), da Abeps (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio) e de outros órgãos internacionais que atuam pela causa.


Alguns destaques do Setembro Amarelo nesses anos foram a iluminação de monumentos como Cristo Redentor no Rio de Janeiro/RJ, o Congresso Nacional e a ponte Juscelino Kubitschek em Brasília/DF, o estádio Beira Rio em Porto Alegre/RS, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza/CE, Ponte Anita Garibaldi em Laguna/SC, e o Palácio Campo das Princesas em Recife/PE.


Também foram feitas ações de rua, como caminhadas, passeios ciclísticos, passeios de motos e abordagens em locais públicos em várias cidade do Brasil.

http://www.setembroamarelo.org.br/historia/

No entanto essa temática ja esta incluído na nossa proposta de religião.



Equipe IOP no 07 de setembro

Refletindo a Independência numa perspectiva cultural 07 de setembro 
Equipe 

O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos que integram a cultura de um povo.

Algumas de nossas apresentações no 7 de setembro




















Partiu Curitiba

Jogos Escolares 2017. Fase Nacional em Curitiba - Paraná.

Arraiá da escola IOP

















Prontos para ir a Curitiba

Estamos pronto para mais uma luta que Deus possa nos abençoa e que tenhamos sucesso nesta nova jornada

Treino preparatório para fase Nacional do Jogos da Juventude em Curitiba Paraná


sábado, 9 de setembro de 2017

Linguagem verbal, não-verbal e mista

Galera do 6°D vespertino 
Estudando,pesquisando linguagem verbal, não-verbal e mista..





linguagem verbal é aquela expressa por meio de palavras escritas ou falada, ou seja, a linguagem verbalizada, enquanto a linguagem não- verbal, utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.

Primeira formação da equipe















II encontro horizontal

No dia 25 de abril do corrente ano, terça-feira, a aconteceu o II encontro horizontal, agora sobre “apropriação dos resultados do SEAPE 2016 e as intervenções pedagógicas necessárias para melhorar os indicadores de aprendizagem”. O encontro teve como objetivo:

ü  Compreender o SEAPE em seus aspectos organizacionais e estruturais, abrangendo limites e possibilidades.
ü  Analisar os diferentes materiais de divulgação e apropriação de resultados do Seape e Prova Brasil (planilhas, matrizes de referencia.).
ü  Analisar os resultados do Seape 2016, fazendo inferências de ordem qualitativa, com vistas à formulação e reformulação de estratégias que contribuam para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.
ü  Planejar situações de aprendizagem com foco no desenvolvimento das habilidades ainda não consolidadas pelos alunos.
ü  Analisar e avaliar as ações pedagógicas desenvolvidas em 2016 e dos resultados alcançados, utilizando-os para integrar o planejamento 2017.

ü  Desenvolver situações que norteiem a elaboração de ações voltadas para as necessidades de aprendizagem dos alunos com desempenho insuficiente.


Páscoa no IOP

Dia 12 de abril do corrente ano foi celebrada a páscoa, escola junto com alunos e funcionários. Cada padrinho de turma confeccionou uma lembrancinha para entregar a sua turma afilhada, a equipe gestora também comemorou com seus professores e funcionários, servindo com bolo, lanches e lembrancinhas de chocolate.

I encontro horizontal

Em 05 de abril aconteceu I encontro horizontal que tinha como objetivo avaliar e planejar ações para melhorar o ensino e aprendizagem em cima do diagnóstico confeccionado pela SEE e aplicado para os alunos do 6º ao 9º ano na disciplina de Língua Portuguesa.
 Dessa forma, reunir-se-ão todos os professores das diversas áreas por ano, para planejarem ações para serem trabalhadas durante o ano letivo de 2017, com foco na superação das dificuldades até o final do 1º semestre.

Por: Flaviana Coimbra