sábado, 30 de julho de 2022

Educação das Relações Étnico-Raciais

 

Especialização UNIAFRO - Política da Igualdade Racial na Escola

Educação das Relações Étnico-Raciais

Módulo X

Dr° Francisco Raimundo Alves Neto

 

 

Flaviana S.Coimbra

 

A discriminação racial presente em livros didáticos e sua influência na formação da identidade dos alunos

Luciane watthier

 

 

A questão étnico-racial nas escolas: como o professor interpreta o material didático referente às questões raciais e como o interpreta para os alunos

Rafael josé dos santos, sdb

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROTEIRO PARA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO

Livro analisado: Coleção Caminhar e transformar, de História, livro didático da Educação de Jovens e Adultos. De Ana Paula Martins E Kadine Teixeira.

 

1-O Livro analisado está coerente com o projeto político-pedagógico da escola e dos PCNs? Justifique a resposta.

 

Fazendo uma análise do livro de história do ensino fundamental, percebe-se que o livro não está coerente ao o projeto político-pedagógico o PPP, tendo em vista que a escola tem por missão assegurar um ensino de qualidade e excelência, garantindo o acesso e a permanência dos alunos na escola, formando cidadãos críticos capazes de agir na transformação da sociedade e motivados pelos ideais de solidariedade ao próximo. Fala-se em solidariedade, mas não falar sobre diversidades, muito menos sobre o respeito às raças, que felizmente o capitulo analisado é abordado.

 

 

 

2-A escola tem uma proposta pedagógica de combate a toda forma de discriminação? Como isto se dá?

 Não, asseguram Igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, igualdade de oportunidade requer, portanto, mais que a expansão quantitativa de ofertas, ampliação do atendimento com simultânea manutenção de qualidade. No entanto cabia nesse item igualdade, alguma proposta de combate a toda forma de discriminação.

 

3-Qual a concepção que orienta os documentos da escola e do livro didático analisado?

 A escola tem objetivos e metas definidas na proposta pedagógica para cada série e disciplina de acordo com os referenciais curriculares; os professores definem com a gestora, coordenadora de Ensino, coordenadores pedagógicos e o Conselho escolar a metodologia de ensino a ser seguida na escola; os conteúdos para cada disciplina e para cada série são organizados de forma sequencial; os professores fazem uma avaliação diagnostica no início de cada etapa de ensino para que possam por em prática seu planejamento de forma adequada as características dos alunos; a gestora está constantemente informada da eficácia das atividades de ensino desenvolvido pelos professores. Mas especificamente sobre o livro didático não obtive resposta.

4 - Como o livro didático aborda a obrigatoriedade do trabalho com as questões étnico-raciais nos conteúdos curriculares, através dos textos, atividades e imagens?

O livro analisado é muito bom, é atualizado e traz consigo conteúdos que abordam o tema da pluralidade cultural, proporcionando debates sobre as questões da identidade e das diferenças entre os mais variados povos, porém somente em uma página é destacado a questões  étnico-raciais, que fala das ações e politicas afirmativas. E os textos e imagens não contempla a questão racial, daí importância de levar para a sala de aula discussões acerca da diversidade étnico-racial, visando à formação de alunos capazes de perceber que a diferença existe sim e constitui-se como de grande importância em nossa sociedade e, portanto, não pode ser ignorada, devendo-se tratar a cada indivíduo como um ser único, de acordo com suas características próprias, sem discriminação.

5- Conhecendo e reconhecendo a importância do livro didático na implementação de políticas educacionais e em especial na concretização de diretrizes curriculares nacionais e/ou estaduais, qual o seu posicionamento quanto ao uso do livro didático em sala de aula? Ele atende a formação do aluno e cumpre o que a lei estabelece quanto à promoção da dignidade da pessoa humana e do combate a toda forma de preconceito, principalmente o racial?

Sabemos que o livro didático é um instrumento muito importante no cotidiano escolar, pode se dizer que ele é um grande responsável pelo sucesso ou pelo fracasso da escola. Portanto apesar desse livro abordar a questão cultural africana como as demais diversidades culturais, ele não estabelece quanto à promoção da dignidade da pessoa humana um combate a toda forma de preconceito, principalmente o racial.

 

6. Quais as concepções de homem, sociedade, mundo, trabalho, educação você identifica nos livros didáticos?

A partir de questões ligadas á natureza e ao meio ambiente, os conteúdos são apresentados de modo a propiciar reflexões sobre nosso papel na sociedade. Temas relacionados ao mundo do trabalho ajudam a refletir sobre a atuação do ser humano na natureza e em sociedade.

7. Sob o ponto de vista dos conteúdos das Leis nº10. 639/06 e 11.645/08, o Livro Didático em análise, abstêm-se de preconceitos discriminatórios e, mais ainda, combate a discriminação sempre que oportuno?

A lei 10639/2003, que torna obrigatório o ensino da História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos escolares do país, prescreve que as religiões afro-brasileiras sejam abordadas em sala de aula, como parte de um conjunto de práticas e valores de origem africana importante para o desenvolvimento da população negra no Brasil. Porém os conteúdos trabalhados com essa temática abordam o tema da pluralidade cultural, proporcionando debates sobre as questões da identidade e das diferenças entre os mais variados povos, mas não tem uma proposta que aborde a questão da discriminação.

 

 

8.Ainda a partir dessa perspectiva (teórico-metodológica), os exercícios de compreensão do texto (ou outros nomes para as chamadas situações de aprendizagem), examinados no Livro Didático escolhido, contribuem para o exercício de cidadania do sujeito, no sentido de favorecer a capacidade argumentativa, de formação de opinião?

Contribui sim, mas precisam melhorar, também não adianta um livro didático com todas as politicas afirmativas, se não tem um professor qualificado, é importante que o professor tenha preparação e saiba "trabalhar" com a diversidade étnico-racial em sala, visto que o despreparo e, consequentemente, o não-aprofundamento da temática poderão resultar em traumas aos alunos/as ou em desvalorização da cultura dos afrodescendentes, deixando-os em desvantagem social em relação à população branca.

 

9 As ilustrações são adequadas na perspectiva da legislação e também do conhecimento científico específico?

Acredito que não, as ilustrações são poucas.

10. A linguagem utilizada no livro didático é adequada quanto: ao vocabulário, apresentação dos conteúdos e exercícios, bem como, ao uso de diferentes tipologias textuais.

Sim é adequada, trás também vocabulário, diferentes gêneros textuais, de análises e interpretações, só nas atividades que são um pouco insuficientes para a avaliação e o aprendizado do aluno.

 

11. Quais suas sugestões para melhorar o livro didático e seu uso em sala de aula, de modo que cumpra-se a legislação e tenhamos uma educação multi-étnica?

Sem dúvidas seria melhor se nos livros didáticos tivessem atividades, propostas de projetos, jogos, que  façam com que o aluno reflita acerca das diferenças raciais, que tenha noção  de sua  contribuição para a formação de seres humanos ,que não veicule ideias racistas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Síntese

O Brasil é um país composto por várias etnias: europeus, africanos, índios e outros povos que compõem a sociedade brasileira. Essas variações étnicas se refletem no espaço onde se inicia a vida cultural de um povo, a escola.

O censo populacional realizado no Brasil, em 2010, indicou que pouco mais da metade dos 193.946.886 milhões de habitantes do país se declarou negro ou pardo, o que faz do Brasil o país com maior população negra fora da África.

Em consequência da discriminação e do preconceito contra pessoas afrodescendentes, o racismo já está interiorizado em nossa sociedade. Dessa forma, a identidade nacional foi e continua sendo construída sem a devida valorização da cultura negra, o que pode ser comprovado pelo fato de que é comum percebermos, hoje, a sua negação, inclusive pelos próprios afrodescendentes, os quais se julgam, muitas vezes, de raça inferior à do branco (CAVALLEIRO, 2001).

Ao adentrarmos o espaço escolar, observamos que, lá, a situação não é diferente. Isso pode ser explicado se considerarmos que o tema, dificilmente, é abordado nas escolas, pelo fato de os livros didáticos (doravante LDs) não fornecerem, muitas vezes, embasamentos para trabalhos e reflexões sobre o assunto em sala de aula e, também, pela falta de formação dos professores, os quais, na sua maioria, se julgam despreparados para tratar do assunto.

O educador precisa estar ciente das leis e dos parâmetros que regem a educação, sua gestão, estratégias e organização. Importa, também, apropriar-se das políticas e ações afirmativas que se referem às relações étnicas e raciais no cotidiano escolar. Tal postura é conveniente tanto no ambiente de sala de aula quanto nos demais espaços de convivência educativa.

É de suma importância discussão que, no meio escolar, valoriza as questões éticas, na medida em que os alunos conhecem os valores de sua cultura e de outras culturas, tão diferentes da sua e isso promove a necessidade de respeito pelos outros que só é possível alcançarem quando se tem a conscientização da pluralidade cultural que faz parte do cenário brasileiro. No que refere às práticas pedagógicas deve-se frisar: o repúdio das práticas racistas. É importante que, em seu agir educativo, o professor esteja atento a qualquer forma ou ato de discriminação existente dentro ou fora da sala de aula, tais como gestos, tom de voz e outras atitudes que possam expor o educando. (CAVALLEIRO, 2003).

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

ESCOLA INSTITUTO ODILON PRATAGI RECEBE OS NOTEBOOKS REFERENTE A PREMIAÇÃO DO VIVER CIÊNCIAS 2020

 


Recebemos a premiação do Viver Ciências 2020

Nossos alunos e toda equipe escolar Instituto Odilon Pratagi estão em êxtase com esse momento. A premiação da Mostra Viver Ciências é o resultado de muito esforço e dedicação de todos que fizeram parte da equipe IOP Biotech, além dos docentes desta escola que participaram da formação desses alunos preparando-os para esta e outras oportunidades da vida acadêmica.

Foram dias de muitos estudos, testes, gravando, faz de novo, choros e alegrias para chegar a esta premiação. Agora a sensação é de gratidão a Deus e aqueles que torceram para dar certo. Saber que mais de mil alunos, por ano, terão a oportunidade de usufruir de um laboratório equipado e inovador fruto da conquista desses alunos e professores da foto. Um feito histórico e cheio de muitos significados.

Gratidão á todos os envolvidos, inclusive ao governo do Estado por ter realizado a Mostra Viver Ciências dentro de uma nova realidade da educação, em um momento tão singular e que trouxe esperança e ânimo aos nossos estudantes participantes. Eles viram na mostra a possibilidade de mudar a realidade escolar de muitos colegas a partir do acesso ao conhecimento tecnológico na escola.

Ganhamos 40 computadores, 02 carrinhos de recarga, 02 óculos de realidade virtual além de seis kits de robótica. Partiremos agora para a fase de adequação do laboratório de informática para que após a formação, professores e alunos possam utilizar os equipamentos para pesquisa e na realização das suas atividades.

Nossos agradecimentos à comunidade escolar que também fez parte desta conquista.

Gestão Odilon Pratagi, 14 de setembro de 2021.