segunda-feira, 31 de agosto de 2020

AULA DE FMT Data 01/09//2020 a 11/09/2020

 

Governo do Estado do Acre

Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte.

Escola Instituto Odilon Pratagi

 

Aluno(a) ________________________________________Módulo III e V

Professora: Flaviana Coimbra

Data 01/09//2020 a 11/09/2020

Disciplina FMT II e III

 

Objetivo:

·         Possibilitar ao aluno a reflexão sobre a ação coletiva do homem na modificação da natureza e as motivações para tal.

Orientação:

·         Fazer a leitura, copiar a atividade e resolver no caderno.

 

Agressão e consciência

“Tudo quanto agride a terra, agride os filhos da terra. Não foi o homem quem teceu a trama da vida: ele é meramente um fio da mesma. Tudo o que ele fizer à trama, a si próprio fará”. O homem, como todo ser vivo, interfere no meio ambiente. É ilusório pensarmos numa natureza perpétua, intocada ou definitivamente estabilizada. Por meio do trabalho, o homem relaciona-se com o meio ambiente. No entanto, essa relação pode se dar de maneira positiva ou negativa. Os problemas ambientais estão diretamente relacionados à interferência negativa do homem na sua relação

com a natureza. Os aspectos biológicos e ecológicos são, geralmente, os mais focalizados quando nos colocamos esta questão. No entanto, o mais importante é analisar como a nossa sociedade está organizada. Quais são os interesses econômicos que prevalecem quando a relação do homem com a natureza gera problemas ambientais que, em última instância, são nocivos ao próprio homem?

 

SUSTENTABILIDADE   

É o  desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.

- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.

- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;

- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.

- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.

- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.

- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.

- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.

A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, além de garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

Reciclar significa transformar objetos  usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra. A importância  do processo de reciclagem é que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas. Os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades.

Na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.

 

ATIVIDADE/SITUAÇÃO 2 – .(030mn)

 

·         Apos a leitura e discursao do texto será postada a atividade,onde irão copiar no caderno e resolver.

 

Atividade

·         01-Segundo o texto explique o que é sustentabilidade?

·       02-  Explique Por que é importante uma gestão sustentável nas empresas?

·       03- Explique    o que é reciclar?

 

ATIVIDADE/SITUAÇÃO  3– .(030mn)

 

·         Correção e recolhimento da atividade

 

ATIVIDADE/SITUAÇÃO  4– .(1h) segundo dia

·         Postagem do restante da atividade sobre sustentabilidade.

 

4 Que fontes de energia limpa são citadas no texto?

5- Quais são os combustíveis fosseis?

6- Quais são os benefícios do uso das energias renováveis?

7- Quais são os benefícios da reciclagem?

8-Qual é a importância da reciclagem?

9- Quais são os materiais mais reciclados?

 

ATIVIDADE/SITUAÇÃO  5-.(030mn) segundo dia

·         Correção e recolhimento da atividade

 

ATIVIDADE/SITUAÇÃO  6-.(1h) segunda semana

Problematização

O homem, como todo ser vivo, interfere no meio ambiente. Explique o que você compreendeu da afirmação, cite exemplos dessa interferência do homem ao meio ambiente.

 

·         Leitura e transcrição do texto

Agressão e consciência

“Tudo quanto agride a terra, agride os filhos da terra. Não foi o homem quem teceu a trama da vida: ele é meramente um fio da mesma. Tudo o que ele fizer à trama, a si próprio fará”. O homem, como todo ser vivo, interfere no meio ambiente. É ilusório pensarmos numa natureza perpétua, intocada ou definitivamente estabilizada. Por meio do trabalho, o homem relaciona-se com o meio ambiente. No entanto, essa relação pode se dar de maneira positiva ou negativa. Os problemas ambientais estão diretamente relacionados à interferência negativa do homem na sua relação

com a natureza. Os aspectos biológicos e ecológicos são, geralmente, os mais focalizados quando nos colocamos esta questão. No entanto, o mais importante é analisar como a nossa sociedade está organizada. Quais são os interesses econômicos que prevalecem quando a relação do homem com a natureza gera problemas ambientais que, em última instância, são nocivos ao próprio homem?

 

ATIVIDADE/SITUAÇÃO  -.(030)mn segunda semana

 

·         Correção e recolhimento da atividade

 


Aula de inglês do dia 31 de agosto e do dia 07 de setembro.

 

Governo do Estado do Acre

Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte.

Escola Instituto Odilon Pratagi

 

Aluno (a) ________________________________________ Módulo IV

Professora: Flaviana Coimbra

Dados 31/08 // 2020 a 09/11/2020

Disciplina Inglês

 8º Aula

Objetivo:

·        * Compreender o que é anglicismo, tal como o estrangeirismo no Brasil, fazendo uma análise de tudo que é amante que é de língua estrangeira.

Orientação:

·          *Fazer a leitura do texto, copiar a atividade e resolver no caderno.

 

 

Anglicismos

Um erro comum de quem aprende inglês é achar que não absolutamente nada a respeito da língua.

Jovem aprendiz da língua inglesa, estamos aqui hoje para dizer que isso não é verdade.

Sério. Existe uma categoria de palavras no português que atende pelo nome de “ anglicismo ”. Já fala falar? O anglicismo é um estrangeirismo do inglês. É quando uma palavra estrangeira é incorporada ao nosso vocabulário em português.

Um exemplo: cachorro-quente (cachorro-quente). Todo mundo sabe o que é. Porém, se você prestar atenção, são duas palavrinhas em inglês. Outro: entrega (entrega). Você pede uma pizza para viagem? Pede. Mas é menos comum do que pedir delivery.

Delivery inclusive faz parte do grupo de anglicismos não aportuguesados. Porém existem os anglicismos aportuguesados, como iate (iate), coquetel (cocktail) e, pasme, gol (meta).

Gol faz parte de um jogo que também foi igualmente aportuguesado: o futebol. Goal, aliás, quer dizer “objetivo”. Quando alguém grita “goooooooollllll !!!”, está na verdade gritando “objetiiiiiivoooooooooooooo !!!”. Mas faz sentido: afinal, o objetivo principal no futebol é fazer a bola passar pelo travessão para marcar pontos.

Os anglicismos, tipo recorrente de empréstimo linguístico, são cada vez mais comuns em nosso idioma. Contudo, é preciso bom senso na hora de utilizá-los.

Os anglicismos são vocábulos da língua inglesa que estão incorporados em nosso idioma, aportuguesados ​​ou não.

“Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho abordagem
Na hora do almoço
Eu ando de ferryboat ...

Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento e luz
Minha casa e alta tecnologia
Toda hora rola um insight
Já fui fã do Jethro Tull
Hoje me amarro no Slash
Minha vida agora é legal
Meu passado é que foi lixo ... (...) ”.

(Samba do Approach - Zeca Baleiro)

A letra alfabética e quase incompreensível da canção de Zeca Baleiro esconde uma crítica bem-humorada ao comportamento linguístico de alguns falantes, que se renderiza aos trechos linguísticos de maneira exagerada. Pensando nesse curioso movimento da língua, o Mundo Educação traz para você algumas curiosidades sobre o anglicismo.

Antigamente, lá na época do Brasil Império até revelar do século XX, a moda era falar francês ou incorporar palavras do idioma na língua portuguesa. Atualmente, em face de diversos fatores, entre eles o forte apelo tecnológico, o inglês virou nossa influência linguística favorita. Se você não sabe inglês, mesmo que alguns poucos vocábulos, está completamente fora! Mas e esta palavra, anglicismo? De onde vem?

Anglicismo é uma derivação de anglo, elemento de composição de adjetivos que significam inglês. Esse elemento compõe outras palavras, como anglicano, anglicanismo, anglo-saxão, entre outras que fazem referência ao idioma ou à cultura inglesa de um modo geral. Já o termo anglicismo é usado para nomear como palavras que são provenientes do inglês e que são usados ​​no português em virtude da necessidade de nomear objetos ou elementos novos para os quais ainda não exista nomenclatura apropriada em nossa língua, ou mesmo até por outros motivos, como a aculturação, desconhecimento do idioma e até mesmo por causa da vontade de parecer diferente ou “antenado”.

Alguns anglicismos foram aportuguesados, isto é, teve sua pronúncia ou estrutura modificadas para ficarem mais parecidos com o som do português. Outros tiveram sua forma preservada e são utilizados corriqueiramente como se fizessem parte de nossa língua, já que foram legitimados em razão da aceitação na sociedade. Confira alguns exemplos de anglicismos: Shopping Center, Mouse, Motoboy, Outdoor, Fumar, Shampoo, Futebol (vocábulo aportuguesado) Piquenique, (vocábulo aportuguesado), Pôquer (vocábulo aportuguesado), Browser, Home theather, Link, Play, Performance, Pub, Site, Classificação, Excluir, Piercing, milk-shake, trailer.

Já sabemos que a língua é um elemento orgânico que está em movimento constante, por esse motivo, tentar coibir ou até mesmo proibir o uso dos anglicismos seria uma enorme perda de tempo! As  variações linguísticas  são bem-vindas, agora, é importante saber que os  empréstimos linguísticos devem  estar condicionados à necessidade de tomar emprestada alguma palavra que dificilmente teria um equivalente perfeito em nosso idioma. Quem decide o que permanece e o que deve ser descartado somos nós, falantes, portanto, bom senso e nada de exageros, certo? Estes são apenas alguns dos estrangeirismos utilizados em nosso querido português. Há muitos mais.

Os anglicismos são tão dinâmicos que, se você parar para pensar, há algumas divergências curiosas. O outdoor, por exemplo, em inglês, quer dizer “externo”, “ao ar livre”, mas, em português, se transformou anúncio grande exposto adivinha onde? Ao ar livre. Em inglês, para falar de um anúncio, se diz outdoor.

Então, da próxima vez que pensar em dizer que você não sabe nada de inglês, pense duas vezes. Você sabe, sim. E muito. Deixe um exemplo de algo em inglês que você usa sempre.

 

Atividade

 

1.   01-    Anglicismo é uma derivação de anglo, elemento de composição de adjetivos que significam inglês. Esse elemento compõe outras palavras, como anglicano, anglicanismo, anglo-saxão, entre outras que fazem referência ao idioma ou à cultura inglesa de um modo geral. Explique como é usado ou termo anglicismo?

2. 02-     Alguns anglicismos foram aportuguesados. Explique sobre a afirmação.

3.  03    Como vimos existe uma categoria de palavras no português que atende pelo nome de “ anglicismo ”.   Pesquise em livros, revistas, conhecimento   e cite no mínimo 7 palavras do anglicismo diferentes do texto.

4. Atividade do dia 07  

 9º AULA

  04- Copiar no caderno e com suas palavras descrevem o que significa as palavras abaixo, lembrando que palavras estrangeiras inserida no nosso cotidiano.

uma.       Shopping

b.      Rato

c.       Motoboy

d.      Ao ar livre

e.       Fumar

f.       Xampu

 

g.       Futebol 

h.      Pique nique 

Eu.        Pôquer 

j.        Navegador

k.      Home theater

eu.        Jogar

 

m.    atuação

n.      bar

o.      Local

p.      Ranking

q.      Excluir

r.        Piercing

s.       milkshake