quinta-feira, 16 de abril de 2020

1º Aula de história a distância do 6º ano -professor Jair Júnior

DELIMITAÇÃO TEMÁTICA
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O COVID-19 E REVISÃO
OBJETIVOS/CAPACIDADES

ü  Conscientizar os estudantes e as famílias sobre a importância do isolamento social nesse momento de pandemia e da higienização no nosso dia a dia.
ü  Revisar os conteúdos trabalhados.

CONTEÚDOS

ü  Compreensão de diferentes conceitos de História.
ü  Conhecimento de aspectos práticos da pesquisa historiográfica.
ü  Identificação das diferentes representação de um mesmo fato ou contexto histórico.
ü  Discussão acerca da importância do conhecimento histórico para o indivíduo e para a sociedade.
ü  Organização e análise de diferentes tipos de fontes históricas e do significado das fontes que originaram determinadas formas de registro, em sociedades e épocas distintas.
ü  Identificação e comparação das diferentes percepções/concepções de tempo e de periodização dos processos históricos




ATIVIDADE/SITUAÇÃO 1 –

De acordo com as orientações da SEE, O momento é de alerta e as medidas de contenção são imprescindíveis. A mudança de hábitos é fundamental e exige o compromisso de cada cidadão. Assim, a população pode se proteger e, também, contribuir para a contenção da pandemia. Dessa forma, iniciarei a aula enviando um arquivo em PDF, com o título – Cartinha Coronavírus. O link segue abaixo:

https://www.saude.gov.br/campanhas/46452-coronavirus. (15min)


Os aluno serão orientados a fazer a leitura e depois fazer um breve comentário do que leu no caderno, para que no momento propício eu verifique em sala de aula. e como fazer o



ATIVIDADE/SITUAÇÃO 2

ü Os alunos serão orientados a fazer a leitura do capítulo 1 – introdução ao estudo de História, da página 12 a 21, levando em consideração os seguintes objetivos:

1. Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).

2. Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.

OBS.: Durante a leitura os alunos serão orientados a escrever no caderno os pontos destacados nos objetivos acima.


ATIVIDADE/SITUAÇÃO 1 

ü Os alunos serão orientados a fazer a leitura do capítulo 1 – introdução ao estudo de História, da página 12 a 21, levando em consideração os seguintes objetivos:

1. Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).

2. Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.

OBS.: Durante a leitura os alunos serão orientados a escrever no caderno os pontos destacados nos objetivos acima.



ATIVIDADE/SITUAÇÃO 2 


 Será enviando um arquivo representando uma mapa conceitual no qual os alunos terão que copiar no caderno. 







ATIVIDADE/SITUAÇÃO 3

  • Depois dessa revisão, os alunos farão as atividades da página 22, questões de 1 a 5.



ATIVIDADE/SITUAÇÃO 4
  • Os alunos serão orientados a produzir relógios, como o gnômon ou uma clepsidra (sol e água). Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3510/como-construir-um-relogio-de-sol-com-os-alunos Acesso em 31mar. 2020.



OBS.: A participação dos alunos serão acompanhadas mediante participação no grupo..



Bibliografia:

 Boulos Júnior, Alfredo. História sociedade & cidadania: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 4. ed. – São Paulo: FTD, 2018.

  • Projeto Araribá: história / organizadora Editora Moderna; obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável. Maria Raquel Apolinário. – 4. ed. – São Paulo: Moderna, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário