Páginas

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Textos para aula a distância do 7 ano de português

O que é coronavírus? (COVID-19) 

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). 

O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um novo vírus. 

Ele causa problemas respiratórios semelhantes à gripe e sintomas como tosse, febre e, em casos mais graves, dificuldade para respirar. Como prevenção, lave as mãos com frequência e evite tocar o rosto e ter contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem. 

TRANSMISSÃO 

A principal forma de contágio do novo coronavírus é o contato com uma pessoa infectada, que transmite o vírus por meio de tosse e espirros. Ele também se propaga quando a pessoa toca em uma superfície ou objeto contaminado e depois nos olhos, nariz ou boca. 

Prevenção 

Atualmente, não há uma vacina para prevenir o coronavírus (COVID-19). 

Para se proteger e evitar a propagação da doença:. 

O que fazer: 

Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel 

Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar 

Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem 

Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença

O que não fazer:
Tocar os olhos, nariz ou boca sem estar com as mãos limpas
ATIVIDADE




Conceito de Folheto

O termo folheto se refere aos objetos impressos que tem por finalidade dar informação ao público. Um folheto pode variar em sua diagramação, designer, quantidade de informação, etc. Normalmente, um folheto não é utilizado para divulgar informação de nível acadêmico (salvo casos específicos), mas que tem como principal objetivo chamar a atenção das pessoas e divulgar alguns conceitos fundamentais dos temas específicos a serem tratados.
Os folhetos como meio público de comunicação existem há muito tempo desde o surgimento da imprensa no século XVI. Isto acontece porque as primeiras impressões eram breves cartilhas que continham informação limitada e sobre diferentes temas. Hoje em dia, a panfletagem encontrada nas ruas tem crescido muito; ela possui uma variedade de designers, cores e formas bem atrativas e destacadas. Os folhetos são utilizados principalmente para fazer publicidade de diversos serviços e produtos (neste caso, é comum encontrar pessoas distribuindo folhetos publicitários nas ruas). Ao mesmo tempo, os folhetos servem para divulgar a candidatura de políticos e partidos em época de eleições. Eles geralmente sabem o público-alvo, qual o nível de conhecimento desse público, quais são seus interesses, etc. São todos elementos importantes para chamar a atenção dessas pessoas.

Geralmente os folhetos contam com imagens, cores vivas, títulos, letras grandes e chamativas, diagramas fáceis de entender, etc. Ao mesmo tempo, não podem ser muito grandes nem muito pequenos, pois assim podem perder o interesse das pessoas. Muitos apresentam dobragens para poder encontrar mais informação.
Atividade 

Após as devidas explicações ,o professor ira pedir uma produção de um folheto para próxima aula 





O texto informativo: leitura e compreensão
Professor, inicie a aula conversando com os alunos sobre a principal recomendação da Organização Mundial de Saúde no combate à gripe suína: o hábito de lavar as mãos com água e sabão e a utilização de álcool gel. Diante do crescimento do consumo deste produto e das polêmicas sobre a eficácia do álcool, convide os alunos para fazerem a leitura silenciosa do texto O teste do gel, publicado na Revista Veja, Edição 2132 / 30, de setembro de 2009.

Leve, se possível, a revista em que o texto foi publicado para que os alunos comparem a apresentação do texto original com a apresentação do texto que lhes foi fornecida. Chame a atenção para o fato de que o texto será dividido em duas partes para o trabalho em sala de aula, a fim de orientar o aluno para uma melhor sequência na leitura dessas duas partes do texto.

Em seguida, peça a alguns alunos para fazerem a leitura em voz alta da primeira parte do texto.

O teste do gel

(Por Anna Paula Buchalla)

Ele já era quase um item obrigatório na bolsa das mães de crianças pequenas – que vivem com as mãos sujas, caem e se machucam o tempo todo. Desde abril, com a disseminação da gripe A no Brasil, o gel antisséptico está praticamente em todo lugar: na pia do banheiro, na porta de entrada das escolas, na mesa do escritório, nos toaletes dos shoppings e por aí vai.

Com uma concentração de álcool em torno de 70%, o gel é capaz de matar os vírus e bactérias dos ambientes onde circulamos no dia a dia. Isso inclui os causadores de resfriados e gripes, como o temido vírus influenza do tipo A. A exceção são vírus e bactérias de ambiente hospitalar, mais resistentes. A pedido de VEJA, o laboratório Microbiotécnica comparou a capacidade antibacteriana de quatro marcas muito vendidas de gel antisséptico. O resultado: "Um antisséptico só tem o alcance esperado, ao redor de 90%, se as mãos estiverem limpas", diz o biomédico Roberto Figueiredo, que conduziu o teste. De acordo com os resultados, lavar as mãos é, em geral, mais eficiente do que espalhar o gel (aliás, os fabricantes fazem questão de deixar claro que o antisséptico não substitui a lavagem das mãos). Ou seja, ele se torna realmente útil nos locais onde não há água e sabão. O ideal, sem que isso se transforme num ritual obsessivo-compulsivo, é que as duas providências sejam combinadas nas situações de maior exposição à sujeira. Entre as bactérias mais perigosas que podem ser encontradas nas mãos, está o Staphylococcus aureus, que teve uma medição isolada no teste encomendado pela revista. "Quando entra em contato com cortes e outros ferimentos, o Staphylococcus aureus é causa comum de infecções purulentas", diz a microbiologista Rita de Cássia Salomão, diretora técnica do Microbiotécnica.
 Responda às questões propostas:


a) Qual é a intenção comunicativa do autor do texto?
b) O texto inicia com a frase “Ele já era um item obrigatório na bolsa das mães de crianças pequenas”. Quem é “Ele”, utilizado no trecho?
c) Explique com suas palavras como foi realizado o teste do uso do álcool gel?
d) Por que as aspas foram utilizadas no trecho a seguir: O resultado: "Um antisséptico só tem o alcance esperado, ao redor de 90%, se as mãos estiverem limpas", diz o biomédico Roberto Figueiredo, que conduziu o teste.
e) Explique com as suas palavras a diferença entre os testes 1, 2 e 3?




Nenhum comentário:

Postar um comentário