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segunda-feira, 13 de abril de 2020

1 º Aula a distância de FMT-Professora Flaviana Coimbra 14 a 17 de abril

DELIMITAÇÃO TEMÁTICA 

Emprego, trabalho 

OBJETIVOS/CAPACIDADES

·         Compreender a necessidade de dar um significado e um sentido para o trabalho, compreendendo o conceito de desenvolvimento sustentável.


CONTEÚDOS
            OBJETO DO CONHECIMENTO

·         PARA QUEM NÃO TEM EXPERIÊNCIA texto 01
·         TEXTO2
·         PRIMEIRO EMPREGO texto 07
·         DESEMPREGADO, SIM, DESOCUPADO, NÃO texto 09
·         Procura-se trabalho texto 16
·         PRIMEIROS PASSOS Os jovens têm a solução, mas quem os procura texto 17



ü  Reconhecer a situação do jovem e do adulto no atual mundo do trabalho.
ü  Despertar nos educandos a percepção sobre as condições de trabalho na qual estão inseridos.
ü  Refletir sobre as dificuldades encontradas pelos jovens à procura do primeiro emprego.
ü  Possibilidade de que o aluno transmita os sentimentos contidos na primeira experiência escolar ou profissional.
ü  Reflexão sobre a relação entre o sonho de uma profissão e a necessidade de sobrevivência.
ü  Simulação de aprendizado e ascensão em um ramo profissional.
ü  Que o aluno perceba a existência de etapas na aprendizagem de uma profissão.
ü  Desenvolvimento da expressão oral, da habilidade de selecionar e de criticar

ATIVIDADE/SITUAÇÃO 1 –

   Inicialmente será apresentado um pequeno vídeo educativo de prevenção sobre o coronavírus com 30 s
·      


PARA QUEM NÃO TEM EXPERIÊNCIA

Será exibido o vídeo sobre o conteúdo https://www.youtube.com/watch?v=SSO__2RXcC0



·         

TEXTO 1
Juventude e Trabalho pag 6 a 9

  •          Será apresentado o texto através do blog da escola, onde farão a leitura.

Desempregados de até 24 anos enfrentam dificuldades na hora de entrar no mercado de trabalho.


Paulo Paim


P Pesquisas divulgadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, sobre emprego e desemprego, denunciam que os jovens representam 45,5% dos desempregados, quase metade de todos os desempregados do país.
Segundo o DIEESE, dos 3,2 milhões de desempregados pesquisados nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife e Distrito Federal, 1,5 milhão são jovens de até 24 anos.
A população economicamente ativa com mais de 16 anos é minoria entre os que conquistaram um posto de trabalho. A fase mais crítica compreende o período entre os 16 e os 24 anos. Justamente porque é esta a fase da vida que coincide com a conclusão de uma formação e a busca de uma vaga no mercado de trabalho.
Sabemos que a necessidade de uma colocação no mercado de trabalho, muitas vezes, atrapalha e desestimula a continuidade dos estudos, ampliando os números da evasão escolar.
Neste sentido, a pesquisa demonstra que os jovens trabalham com uma carga horária acima do limite legal, colaborando para o afastamento dos bancos escolares. Além do que, o rendimento recebido pelos jovens varia entre um e dois salários mínimos.
A falta de uma perspectiva profissional para os milhares de jovens brasileiros é um fator preponderante de desagregação social e de aumento da criminalidade. Baseados nestes dados, concluímos que é preciso fomentar a economia brasileira e gerar os empregos de que o país precisa.
Um dos maiores especialistas em desemprego do país, Márcio Pochmann, em uma entrevista dada em 2000, já alertava sobre o assunto dizendo o seguinte:
“Como há pessoas disponíveis e não há vagas para serem ocupadas, isso gera um acirramento da competição no interior do mercado de trabalho. Os postos de trabalho que eram tradicionalmente ocupados pelos jovens estão sendo hoje ocupados por adultos. É por isso que as empresas dizem que o jovem não tem preparação
” No mundo inteiro, hoje, temos o maior número de adolescentes de toda a história da humanidade. Por isso, precisamos investir nos jovens, promover o seu desenvolvimento, criar perspectivas favoráveis para o seu futuro e apoiar sua participação integral na sociedade.

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·         Em seguida irão fazer um resumo abordando o que entendeu,sobre o vídeo e o texto acima.

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