DELIMITAÇÃO TEMÁTICA
|
OPERAÇÕES
COM NÚMEROS NATURAIS.
|
OBJETIVOS/CAPACIDADES
|
·
Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam diferentes significados das operações
fundamentais e não fundamentais em situações que envolvam números naturais.
|
CONTEÚDOS
|
·
|
ATIVIDADE/SITUAÇÃO 1 LEITURA
DE IMAGENS:
PROBLEMATIZAÇÃO:
1- O que foi possível observar com a imagens?
2- Qual relação das imagens com o atual situação que estamos passando?
3- O que a segunda imagem fez você refletir?
Copie e responda em seu caderno.
ATIVIDADE/SITUAÇÃO 2
Problematização:
· Você já usou muitas vezes os números, mas será que já parou para pensar sobre:
Copie e
responda em seu caderno.
ATIVIDADE/SITUAÇÃO 3.
Registrar as atividades e pedir que os alunos as
copiem no caderno de Matemática.
Treinando a
adição
1- Complete
a sequência abaixo sempre somando 7:
2- Calcule os
resultados das adições que estão dentro de cada figura. Depois, escreva o
resultado.
3- Leia a situação
problema abaixo. Observe como ela foi resolvida:
ATIVIDADE/SITUAÇÃO 4
Explicação:
·
Propriedades
da adição
A adição
possui algumas propriedades que devemos ficar atento, porém é de fácil entendimento.
Veja abaixo:
ü Elemento neutro da adição
Na adição, o
zero é considerado neutro, ou seja, não tem efeito na soma. Portanto, o
resultado de um número n somado com zero é o próprio número n.
Exemplo: 5 + 0 = 5
ü Comutatividade
Você já deve
ter ouvido falar que a ordem das parcelas não altera o resultado da soma. Isso
é verdade, veja:
Exemplo: 5 + 2 = 7 e 2 + 5 = 7
Independente
da forma que são somados os números acima, o resultado é o mesmo.
ü Associação
A propriedade
associativa da adição nos diz que independente da forma que somarmos as
parcelas o resultado é o mesmo.
Exemplo: 5 + (2 + 1) = 8 e (5 + 2) + 1 = 8
Apesar disso,
devemos seguir sempre a regra dos parênteses, ou seja, devemos somar primeiro o
que está em parênteses, isso evitará problemas com outras operações aritméticas
como a multiplicação.
ü Dessa forma, o número 5 acima deve ser somado
com o resultado de 2 + 1, e isto terá como resultado o número 8. Alterando os
parênteses, no segundo casos temos que somar o resultado de 5 + 2 com 1, produzindo,
também, 8 como resultado.
ü Fechamento
O fechamento
diz respeito a soma de dois ou mais números reais que tem como resultado um
número real.
Exemplo: 2 + 3 = 5
Os números
dois 2, 3 e 5 são números reais. Isso evidencia que qualquer soma de números pertencentes
ao conjunto dos números reais terá como resultado um número também pertencente
ao conjunto dos reais
ü Exemplo de adição com números não naturais
Exemplo:
3,2421 + 2,1 + 4,1 = 9,4421
Quando houver
parcelas não inteiras, ou seja, com casas decimais depois da vírgula, deve-se
organizá-las, começando pelo número maior, de modo que fique vírgula sobre
vírgula. Claramente deve fazer isso quando for resolver a soma manualmente.
Exemplo:
ü Adição de números reais
A vírgula no
resultado total, nesse caso, deve ser colocada de acordo com a parcela com mais
casas decimais depois da vírgula. Que nesse caso é 3,2421, com 4 casas decimais
após a vírgula.
O aluno deve,
então, contar da direita para a esquerda e adicionar a vírgula de forma
correta.
ü E o vai um na adição?
Quando
realizamos uma soma de dois ou mais números manualmente, podemos ter como
resultado um valor com dois dígitos. O valor referente a dezena deve ser
passado para o próximo número, caso ainda tenha algo a mais para somar. Veja um
exemplo:
ü Vai um na adição
Neste
exemplo, ao somarmos 8 com 3 temos 11 como resultado. Dessa forma, colocamos o
1 referente a unidade e o outro 1 referente a dezena será somado ao próximo
número.
Ou seja, 8 +
3 = 11, colocamos o 1 da unidade e elevamos (vai um) o outro 1 para ser somado
com o 2 e 9, e, assim, 1 + 2 + 9 = 12. Como não temos mais nada para somar, e
não temos mais como elevar e basta colocar o valor total.
O resultado
desta soma deu 121. Você pode conferir aí.
ü Somatório
Somatório é
uma forma de apresentar uma soma muito grande ou até mesmo infinita de termos,
é representado pela letra grega Sigma (Σ).
ü Somatório na adição
Ele serve
para simplificar uma soma muito grande de um número repetido sucessivas vezes.
Poderia ser
de 0 (zero) a 1000 (um mil)? Sim, poderia.
ü Adição de números negativos
Ao somar
números negativos com negativos ou negativos com positivos devemos ter cuidado
com o sinal. Vamos ver um exemplo para fixar:
Exemplos de soma de números negativos
(-7) + 8 = 1
(-9) + 2 = (-7)
2 + (-3) = -1
(-2) + (-3) = -5
(-5) + 5 = 0
ü Os parênteses são usados para mostrar que o sinal pertence
ao número, assim não haverá confusão com o sinal de mais da adição.
Quando
somamos números com sinais diferentes (negativos e positivos), devemos colocar
no resultado o sinal do maior número. Com ressalva para números iguais e sinais
diferentes que o resultado será zero e o zero não leva o sinal.
Quando
somarmos números com sinais iguais, o sinal é mantido no resultado final.
Ao somar
números negativos, o aluno deve ter em mente a seguinte ideia: se eu devo 2
reais a uma pessoa, e pego emprestado 3 reais a essa mesma pessoa, eu passo a
dever a ela 5 reais.
Devemos somar
números negativos e positivos com cuidado para não errar. Faça da seguinte
maneira: se eu devo 7 reais a uma pessoa e pago para ela 8 reais, agora ela me
deve 1 real. Portanto, ela tem que me dar o troco.
ATIVIDADE/SITUAÇÃO 5
·
Assistir o vídeo explicativo:
Sistema de
Numeração decimal: Ordem e Classes
2-Vídeoexplicativo
https://www.youtube.com/watch?v=1HF8v5sBdj4
ATIVIDADE/SITUAÇÃO 6
resolver A ATIVIDADE A SEGUIR NO CADERNO:
Disciplina: Matemática
Ano: 6° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo: Sistema de Numeração Decimal
Período: 1° Bimestre
1) Preencha a tabela com o sucessor
ou antecessor correspondente de cada um dos seguintes números naturais:
799
|
||
1.009
|
||
12.199
|
||
10.000
|
||
14.500
|
||
1.000.000
|
||
20.000
|
2) Qual é o valor do algarismo 6 nos números abaixo?
a) 715.065 =
b) 1.6352.945=
c) 95.615 =
d) 268.145 =
3) Escreva o número formado por:
a) Nove centenas mais
duas dezenas mais oito unidades.
|
|
b) Três unidades de
milhar mais quatro centenas mais oito dezenas mais cinco unidades.
|
|
c) Cinco dezenas de
milhar mais três unidades de milhar mais sete centenas mais 4 dezenas mais
uma unidade.
|
|
d) Quatro unidades de
milhar mais seis dezenas.
|
4) usando algarismos, escreva o número:
Doze mil, quatrocentos e cinco
|
|
) Sete mil, cento e quarenta
|
|
Cento e quinze mil, cento e trinta e dois
|
|
Um milhão, cento e dois mil e um
|
5) Preencha o cheque abaixo no valor de R$ 12.457,00:
BANCO
ESCOLAR
VALOR:
|
|
Por
extenso:
|
|
|
|
|
|
Data:
___/ ___/___
|
Cidade:
Estado:
|
Nome:
|
|
Assinatura:
|
ATIVIDADE/SITUAÇÃO 7
EXERCÍCIOS ENVOLVENDO OPERAÇÕES COM NÚMEROS
NATURAIS
1. Arme e efetue as operações.
·
Adição
Subtração Multiplicação Divisão
a)
8 337 + 2 791 e)
2 620 – 945 i)
153 x 7 m) 7650 ÷ 3
b)
7 594 + 5 872 f)
7000 – 1096 j)
1007 x 9 n) 11376 ÷ 2
c)
275 103 + 94 924 g) 11
011 – 7 997 k) 758 x 46 o) 4416 ÷ 6
d) 8 649 + 7
514 + 3 211 h) 140926 –
78016 l) 1782 x 240 p) 2397 ÷ 17
1. Identifique a operação que deve ser utilizada
e resolva cada problema.
a)
Uma escola funciona em dois turnos. No turno matutino há 1 407 alunos e no
turno vespertino há
1
825 alunos. Quantos alunos estudam nessa escola?
b)
De acordo com o censo realizado em 1991, o estado da Paraíba tem 1 546 042
homens e 1 654 578
Mulheres.
Qual é a população da Paraíba segundo esse censo?
c)
Um avião pode transportar 295 passageiros. Em determinado voo, o avião está
transportando 209 passageiros. Quantas poltronas desse avião não estão
ocupadas?
d)
À vista um automóvel custa R$ 26.454. À prazo o mesmo automóvel custa R$
38.392. A diferença
Entre
o preço cobrado é chamado de juros. Qual é a quantia que pagará de juros?
e)
De acordo com o Censo de 1980, a população de uma cidade era de 79 412
habitantes. Feito o
Censo
em 1991, verificou-se que a população dessa cidade passou a ser de 94 070
habitantes. Qual foi
O
aumento da população dessa cidade nesse período de tempo?
f)
Com 12 prestações mensais iguais de 325 reais posso comprar uma moto. Quanto
vou pagar por
Essa
moto?
g)
Um carro bem regulado percorre 12 quilômetros com um litro de gasolina. Se numa
viagem foram
Consumidos
46 litros, qual a distância em quilômetros que o carro percorreu?
h)
Em um teatro há 18 fileiras de poltronas. Em cada fileira foram colocadas 26
poltronas. Quantas
Poltronas
há nesse teatro?
i)
Em um teatro há 126 poltronas distribuídas igualmente em 9 fileiras. Quantas
poltronas foram
Colocadas
em cada fileira?
j)
Quantos garrafões de 5 litros são necessários para engarrafar 315 litros de
vinho?
ATIVIDADE/SITUAÇÃO 8
·
Solicitar que os alunos escolham alguns
números da atividade anterior, com quantidades de ordens diferentes e peça-lhes
que os registrem no caderno e os escrevam por extenso depois.
ATIVIDADE/SITUAÇÃO 9
·
Problematização:
Qual é a classe que vem após a dos milhões?
É
possível registrar um número com dez ordens nesse quadro? Por quê?
·
Correção será
feita para retirar as dúvidas.
·
O conceito
acerca desses números naturais, o antecessor e o sucessor, a classificação em
par ou ímpar e também a representação desses números na reta número na reta
numérica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário