terça-feira, 25 de julho de 2017

Breve histórico da escola



Caracterização da escola

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Instituto Odilon Pratagi, foi fundada no dia 26 de junho de 1934, pelo Decreto  de 1º de junho de 1934.

Esta instituição foi a primeira neste município, a dedicar-se à educação, e recebeu este nome em homenagem ao Capitão Odilon Pratagi, Delegado de Polícia, que exerceu suas funções neste município.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Instituto Odilon Pratagi hoje está situada à Rua 12 de Outubro, n.º 0205, Bairro – Raimundo Chaar, Brasileia – Acre, é mantida pelo Governo do estado do Acre e atende alunos de vários bairros do município de Brasileia. Funciona de acordo com o Decreto de Criação n.º 8.721 de 01/10/2003 e Portaria n.º 3050/GAB de 29/06/2006.

Atualmente, a escola funciona com 36 turmas distribuídas nos três turnos (manhã, tarde e noite), atendendo uma clientela de Hum mil e duzentos e doze alunos, do 6º ao 9º ano do ensino regular, Ensino Fundamental e Projeto Poronga, Ensino Médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos) assim distribuídos 05 6º ano com 178 alunos, 06 7º ano com 201 alunos, 06 8º ano com 218 alunos, 05 9º ano com 116 alunos, 02 salas do Projeto Poronga uma sala no turno da manhã e outra turno vespertino com 70 alunos, 07 salas do Ensino Fundamental EJA com 176 alunos e 05 salas do Ensino Médio EJA com 148 alunos.

O prédio possui as seguintes dependências: Diretoria (sala multifuncional AEE), Secretária, Sala de Professores, Almoxarifado, Laboratório de Informática, Cozinha, Depósito de Alimento, Biblioteca, 12 salas de aula, Sala de Coordenação, 08 Banheiros comuns e 02 para necessidades especiais, 04 Banheiros para os funcionários assim distribuídos 02 masculino e 02 feminino e uma Sala de Arquivo.

A organização administrativa da escola Instituto Odilon Pratagi, mantém a seguinte estrutura: equipe gestora, Comitê Executivo, Conselho Escolar, Coordenadores pedagógicos, Secretário Escolar, Corpo Docente e Apoio Administrativo.

O quadro funcional está constituído da seguinte forma: Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, Projeto Poronga, Ensino Fundamental e Médio da modalidade EJA, funcionando com 36 salas de aula – 34 professores 03 vigias, 30 funcionários entre coordenadores, diretor, secretário escolar e pessoal de apoio administrativo.

O gestor (a) é escolhido em consonância com a lei 1.513/03, os professores e funcionários são lotados tendo como referencia a Instrução Normativa Nº 004/2004.

Finalidade da escola: tem por finalidade ministrar Educação Básica nas séries finais do Ensino Fundamental, portanto sua prática educacional está voltada para a compreensão da realidade social, dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva como também a formação do principio da participação política. Dessa forma os envolvidos desenvolvem o trabalho voltado para os valores éticos, culturais, democráticos sociais e comportamentais, visando oportunizar a formação integral dos discentes.

Projeto Político Pedagógico

O projeto político pedagógico foi concebido como um instrumento teórico-metodológico da escola, instrumento este que a escola elaborou coletivamente com finalidade de apresentar os possíveis caminhos a serem percorridos na realização da melhoria de sua função educativa.

                         A escola é um espaço educativo e o seu trabalho não pode ser feito de qualquer maneira, o PPP é a ferramenta que possibilitará a ela inovar sua prática pedagógica, na medida em que apresentar novos caminhos para as situações que precisam ser modificadas.

             O PPP foi construído em conjunto por vários seguimentos da escola, pais, professores, funcionários, e alunos. Projeto este, voltado para tentar solucionar os problemas existentes na escola tais como índice de reprovação, evasão escolar, distorção idade série e também as constantes ameaças que sofremos do ambiente externo escolar como: violência, desemprego, consumo de entorpecentes, falta de urbanização entre outras ameaças.

            Mas para que o projeto seja realmente eficaz e democrático fazemos adaptações e reformulações a cada ano.

            Princípios norteadores da prática educacional:

Igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, igualdade de oportunidade requer, portanto, mais que a expansão quantitativa de ofertas, ampliação do atendimento com simultânea manutenção de qualidade.

Qualidade que não pode ser privilegio de minorias econômicas e sociais. O desafio que se coloca ao projeto Político Pedagógico da escola é o propiciar uma qualidade para todos. A qualidade que se busca implica duas dimensões indissociáveis: a forma ou técnica e a política.

Gestão democrática é um principio consagrado pela constituição vigente e abrange as dimensões pedagógicas, administrativa e financeira.

Liberdade - o princípio da liberdade está sempre associado à ideia de autonomia. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. O significado de autonomia remete-nos para regras e orientações criadas pelos próprios sujeitos da ação educativa, sem imposições externas.

Valorização do magistério é o principio central na discussão do Projeto Político Pedagógico. A qualidade do ensino ministrado na escola e seu sucesso na tarefa de formar cidadãos capazes de participar da vida socioeconômica, política e cultural do país relacionam-se estreitamente com a formação (inicial e continuada), condições de trabalho (recursos didáticos, físicos e materiais) dedicação integral à escola.

Relação entre escola e comunidade – este princípio é de valor fundamental para elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola à medida que a relação escola comunidade local fica mais estreita, aumentando a participação de todos os segmentos nas decisões da escola e a gestão torna-se mais democrática.

Visão de futuro

Seremos uma escola de referência em nosso estado pela qualidade e excelência do ensino que ministramos, pela coletividade de nossa equipe, zelando pela igualdade entre os discentes, mantendo uma ação solidária através da forma acolhedora que tratamos nossos alunos.  

Missão da escola

A escola tem por missão assegurar um ensino de qualidade e excelência, garantindo o acesso e a permanência dos alunos na escola, formando cidadãos críticos capazes de agir na transformação da sociedade e motivados pelos ideais de solidariedade ao próximo.

Formação do ser humano

Antes e acima da instrução, transmissão e acumulação de conhecimento, o estabelecimento dará primazia à formação do ser humano íntegro e global como indivíduo e componente bem integrado na sociedade, como também não se descuidará da disciplina pessoal e coletiva.

Aluno como centro

Constituindo o aluno o objetivo final centro e razão do ser do estabelecimento, a ele serão oferecidas as oportunidades, condições e mecanismos previstos em lei e disciplinados no Regimento Escolar, para conseguir seu desenvolvimento, progresso e avanço na vida, com senso de responsabilidade e dedicação, sem que isto importe ou se traduza afirmativa as avaliações destinadas a aferir o rendimento escolar.

Aspectos de eficácia Escolar

A escola tem objetivos e metas definidas na proposta pedagógica para cada série e disciplina de acordo com os referenciais curriculares; os professores definem com a gestora, coordenadora de Ensino, coordenadores pedagógicos e o Conselho escolar a metodologia de ensino a ser seguida na escola; os conteúdos para cada disciplina e para cada série são organizados de forma sequencial; os professores fazem uma avaliação diagnostica no início de cada etapa de ensino para que possam por em prática seu planejamento de forma adequada as características dos alunos; a gestora está constantemente informada da eficácia das atividades de ensino desenvolvido pelos professores.

Clima escolar

A gestora e os professores comunicam aos alunos as metas de aprendizagem e de comportamento estabelecidas, equipe gestora, coordenadores pedagógicos e professores monitoram regularmente o desempenho dos alunos, sabendo quais alunos estão com dificuldades em cada disciplina. Há normas em relação a atrasos e faltas tanto para professores quanto para alunos e funcionários.

Utilização do tempo

Os eventos escolares e os assuntos administrativos são organizados e tratados com o mínimo de interrupções das aulas, professores começam e terminam as aulas pontualmente em conformidade com o calendário escolar. A maior parte do tempo dos alunos na escola é dedicada a atividades de aprendizagem e o tempo previsto para cada disciplina é claramente definido e seguido pelos professores, já que os mesmos dispõem de um plano de aula adequando a turma e ao tempo de permanência em sala de aula.

Prestação de contas

 A equipe gestora juntamente com o Comitê Executivo elaboram os planos de ação priorizando as necessidades mais urgentes, seguindo as orientações da SEE. O Comitê Executivo após analisar as prestações e assiná-las, a diretora envia para a SEE.

                        Todos os recursos recebidos pela escola são gastos em consonância com as normas vigentes, e as prestações dos gastos são expostos nos murais da escola  e repassado para os pais em reuniões.