terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Aniversário da gestora do IOP Ana Pacífico



Hoje é dia de desejar a você muitas felicidades, saúde, amor e alegria! Que esta nova idade venha com muitas conquistas e ótimos momentos na sua vida.

Que a felicidade nunca saia de perto da sua vida e que estejam sempre cheios todos os níveis de alegria. Feliz Aniversário!

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Abará,já provou? feita por uma mãe de aluna,para culminância do projeto no IOP

INGREDIENTES

  • 500 g de feijão fradinho
  • 6 folhas médias de bananeira cortadas em pedaços de 10 x 20 cm
  • 2 cebolas grandes cortadas em pedaços
  • 250 g de camarão seco defumado, sem casca
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 1/4 de xícara de azeite de dendê

PARA O MOLHO:

  • 1 xícara de camarão seco defumado, sem cabeça e sem rabo
  • 1 cebola grande picada
  • 3 colheres de sopa de azeite de dendê

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

A cultura negra em sala de aula


ERROS
  • Abordar a história dos negros a partir da escravidão. 
  • Apresentar o continente africano cheio de estereótipos, como o exotismo dos animais selvagens, a miséria e as doenças, como a aids. 
  • Pensar que o trabalho sobre a questão racial deve ser feito somente por professores negros para alunos negros. 
  • Acreditar no mito da democracia racial.


ACERTOS
  • Aprofundar-se nas causas e consequências da dispersão dos africanos pelo mundo e abordar a história da África antes da escravidão. 
  • Enfocar as contribuições dos africanos para o desenvolvimento da humanidade e as figuras ilustres que se destacaram nas lutas em favor do povo negro. 
  • A questão racial é assunto de todos e deve ser conduzida para a reeducação das relações entre descendentes de africanos, de europeus e de outros povos. 
  • Reconhecer a existência do racismo no Brasil e a necessidade de valorização e respeito aos negros e à cultura africana.
 https://novaescola.org.br/conteudo/410/educacao-nao-tem-cor

Escola IOP trabalha a Igualdade Racial na Escola



Com discussões e projetos bem elaborados, é possível combater o preconceito racial que existe, sim, na escola. Está nas suas mãos, professor, e da gestão  o sucesso dessas crianças, negras e brancas, como alunas e cidadãs.


De acordo com especialistas, que uma das saídas para o fim das desigualdades educacionais do Brasil está em enfrentar as desigualdades raciais que estão presentes, sim, no ambiente escolar. Quer ver como? A começar pelo currículo. A história e a cultura negras têm pouco ou nenhum destaque, diferentemente da cultura européia. Em um país com 44% de população afro-descendente, quantas pessoas conhecem a rainha Nzinga, líder da libertação do reino africano Ndongo em 1660, ou Dandara, guerreira do Quilombo dos Palmares, ao lado de Zumbi? 



Portanto, eis uma demanda urgente para nós: ampliar a discussão e os projetos pedagógicos que privilegiem a igualdade racial. Desde maio, com a aprovação da Lei nº 10.639, é obrigatório o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira em todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio. 
Portanto a escola apresentou a culminância no dia 20 de novembro dia da consciência negra.


























sexta-feira, 17 de novembro de 2017

17 de novembro Tratado de Petrópolis

Tratado de Petrópolis
O Tratado de Petrópolis foi assinado a 17 de novembro de 1903 entre os governos do Brasil e da Bolívia. É um Tratado de Permuta que resultou na entrega do território do Acre, efetivamente ocupado pelos seringueiros brasileiros durante a corrida à borracha da floresta amazónica. Em troca, o Brasil cedia as terras na foz do rio Abuña e na bacia do rio Paraguai. Tinha ainda de pagar uma compensação monetária de 2 milhões de libras esterlinas. O Brasil também se comprometia a ceder a navegação nos rios brasileiros para chegar ao oceano Atlântico e a Bolívia adquiria o direito de abrir alfândegas em Belém, Manaus, Corumbá e noutros pontos da fronteira.O mesmo se passava com o Brasil em território boliviano. O estado brasileiro tinha ainda de construir uma linha de caminho de ferro, que ficou pronta em 1912, desde o porto de Santo António, no rio Madeira, até Guarajá-Mirim, no Mamoré, com um ramal até território boliviano. Em consequência deste tratado, os limites de fronteira com o Peru foram também redefinidos.

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Projeto de FMT,(formação para o mundo do trabalho)da professora Flaviana Coimbra

Dia  14 de novembro do corrente ano,foi realizado mais um projeto da professora Flaviana Coimbra.O projeto contou com a participação do palestrante Valdemir da Silva,que abordava o tema autorresponabilidade,os alunos  colocaram em exposição  a feira de comidas,alunos esses da EJA.















segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Aniversário da querida Edilene Braga

Por:Flaviana Coimbra
Hoje é dia de desejar a você muitas felicidades, saúde, amor e alegria! Que esta nova idade venha com muitas conquistas e ótimos momentos na sua vida.
Que a felicidade nunca saia de perto da sua vida e que estejam sempre cheios todos os níveis de alegria. Feliz Aniversário!

domingo, 12 de novembro de 2017

12 de novembro Dia do diretor


Por:Flaviana Coimbra

O diretor de escola é o profissional responsável por manter a instituição funcionando corretamente. Ele deve ser certificar de que os funcionários trabalhem de forma correta, que todos os serviços estejam funcionando normalmente e muito mais. 

É a pessoa mais importante dentro de uma escola, e além de manter o funcionamento normal, deve também se preocupar em criar projetos e maneiras que melhorem o aprendizado dos seus alunos. 

O Dia do Diretor de Escola é comemorado em 12 de novembro em todo o Brasil.

Parabéns a diretora Ana Pacífico